Kaio ganha 4 medalhas e brilha no José Finkel

Nadador paraibano encerrou sua participação no Troféu José Finkel com quatro medalhas e conquistou dois índices para o Mundial de Istambul.

O paraibano Kaio Márcio queria fazer de 2012 o seu grande ano.

As apostas eram muitas, especialmente para as Olimpíadas de Londres, onde disputaria três provas – 100m e 200m borboleta, além do revezamento 4x100m medley. Nessa última, acreditava que poderia brigar por uma medalha.

Por isso, não conseguiu disfarçar a decepção depois de não ter passado sequer das eliminatórias nas três provas. Justificou a atuação abaixo da média alegando ter passado por uma indisposição estomacal por algo que comeu na Vila Olímpica.

Mas Kaio sabia que isso poderia ser encarado como desculpa.

Então, se focou no Troféu José Finkel, o Campeonato Brasileiro de Piscina Curta. Mais do que ganhar medalhas, queria nadar bem. E conseguiu. O paraibano encerrou a competição na piscina do Sesi com quatro medalhas – ouro nos 100m e 200m borboleta, prata no revezamento 4x200m medley e o bronze nos 50m borboleta, conquistado neste domingo, no último dia de competições.

Além disso, também conquistou dois índices para o Mundial de Istambul, na Turquia, que acontece de 12 a 16 de dezembro. Mesmo sem garantir presença na competição, as marcas vieram para provar que Kaio ainda é o principal nadador do estilo borboleta do país.

“Foi muito bom ter alcançado estes índices. Não estava esperando. Ainda não sei se vou disputar o Mundial, mas fico mais tranquilo já tendo as marcas”, disse Kaio, logo após ganhar o ouro nos 200m borboleta.

Agora, Kaio quer aproveitar as férias com a família, em João Pessoa. Só depois disso vai decidir o que fazer no restante da temporada.

O Troféu José Finkel terminou com 10 atletas com índices, mas a seleção será definida no Torneio Open, a última competição nacional adulta do ano, de 7 a 10 de novembro, em Guaratinguetá. Chance para Kaio melhorar o seu tempo nos 50m borboleta e, quem sabe, fechar a trinca de provas do estilo na Turquia. – atualmente, os donos das vagas são Nicholas Santos (22s22) e Cesar Cielo (22s40).