Festa paralímpica

Mais de 4 mil atletas de 166 países irão participar da 14ª Edição dos Jogos Paralímpicos, que foram abertos em Londres.

Uma grande festa marcou a abertura da 14ª edição dos Jogos Paralímpicos. Mais de 4 mil atletas de 166 países desfilaram ontem para uma plateia emocionada no estádio Olímpico de Londres. A cerimônia custou 8 milhões de libras (cerca de R$ 25 milhões). Na cidade, diversos telões foram espalhados para que turistas e britânicos sem ingressos acompanhassem a solenidade.

O Brasil compete em Londres com 181 paratletas e tem o objetivo de fazer uma campanha superior à de Pequim, quando terminou em nono lugar com 16 medalhas de ouro. O porta-bandeiras do Brasil foi o nadador Daniel Dias.

E por falar na natação, a modalidade estreia hoje já na briga pelas primeiras medalhas. Dez atletas entram na piscina do Parque Aquático, entre eles Daniel Dias e André Brasil, favoritos a conquistar as primeiras medalhas do país. “A gente quer começar com pé direito e lutar pela primeira medalha do Brasil”, diz o coordenador técnico da Natação, Murilo Barreto.

“Sabemos que todos os países estão se preparando muito, fazendo treinamento em altitude, com estrutura. Mas contamos com pelo menos umas 10 medalhas de ouro, três ou quatro de prata e uma ou duas de bronze. A meta é ficar entre os oito primeiros”, afirma.

Maior medalhista em Pequim 2008, o nadador Daniel Dias começa a briga pelo ouro nos 50m Livre. “Procuro não pensar nas diferenças de Pequim pra cá”, explica ele, que ganhou quatro ouros, quatro pratas e um bronze na China.

AGENDA DO BRASIL

BASQUETE

Brasil x Austrália

GOALBALL

M – Brasil x Finlândia
F – Brasil x Dinamarca

HIPISMO

Elisa Melaranci
Marcos Alves
Davi Salazar

JUDÔ

F -48kg – Karla Ferreira
F -52kg – Michele Ferreira
M -66kg – Magno Gomes

NATAÇÃO

S6 Ivanildo Vasconcelos
S12  Raquel Viel
S7 Ítalo Lima
S7 Ronaldo Santos
SM10 Andre Brasil
S5 Clodoaldo Silva
S5 Daniel Dias
S5 Francisco Avelino
S5 – Joana Neves

TÊNIS DE MESA

Classe 3 – Welder Knaf
Classe 8 – Paulo Salmin Filho
Classe 8 – Jane Karla Rodrigues
Classe 2 – Ronaldo Souza
Classe 2 – Iranildo Espíndola
Classe 6 – Carlo di Franco