Timão conhece caminho para o título mundial

Corinthians ficou do lado oposto do Monterrey, do México, adversário teoricamente mais difícil que poderia enfrentar já nas semifinais.

A Fifa anunciou ontem o chaveamento do Mundial de Clubes de 2012. O Corinthians ficou do lado oposto do Monterrey, do México, adversário teoricamente mais difícil que poderia enfrentar já nas semifinais. O sorteio foi realizado em Zurique, na Suíça, e o gerente de futebol Edu Gaspar representou o clube brasileiro.

Cabeça de chave do Mundial, o Corinthians aguarda para saber o seu oponente em uma semifinal. O Auckland City, time neozelandês que representa a Oceania, o campeão japonês, que ainda não foi conhecido, e o representante africano.

O representante africano, no entanto, também terá de esperar para conhecer seu adversário nas quartas de final. O rival sairá do duelo entre o Auckland City e o campeão do Japão. O atual líder da J-League é o Sanfrecce Hiroshima, mas a última rodada da competição será disputada apenas em 1º de dezembro.

Do outro lado da chave, o Chelsea aguarda o confronto entre Monterrey e o vencedor da Liga dos Campeões da Ásia, que tem final marcada para 9 ou 10 de novembro.

O Corinthians fará a sua estreia no Mundial de Clubes em 12 de dezembro, em Toyota. Caso avance à final, o Timão brigará pelo título em 16 de dezembro, em Yokohama. A disputa pelo terceiro lugar será no mesmo dia.

“PRIMEIRO CAMPEÃO”
Durante o sorteio, o Corinthians foi apresentado como o primeiro campeão de um Mundial de Clubes organizado pela Fifa. Joseph Blatter, presidente da entidade, lembrou as dificuldades que enfrentou para realizar uma nova edição do torneio após o título conquistado pelo clube brasileiro.

“Começamos com o Mundial de Clubes em 2000 e depois tivemos um hiato de cinco anos. Nosso desejo era fazer uma competição em que necessariamente todas as seis confederações da Fifa estivessem presentes. Não era tão fácil ter todo mundo agregado no princípio, relembra.