Federação Paulista exclui Treze da Copa São Paulo

Federação Paulista de Futebol depois disse que a Paraíba só tinha uma vaga na competição, a do Belo. Mas documento enviado à Paraíba desmente versão.

A Federação Paulista de Futebol divulgou os clubes, grupos e sedes da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2013. O detalhe é que o Treze, campeão da Taça Paraíba Sub-19, não aparece entre os times participantes, apesar de que o vice-campeão Botafogo foi incluído.

Diante da polêmica, a assessoria do presidente Marco Polo del Nero, da Federação Paulista, declarou ontem que não houve “exclusão” do Treze e que desde o início a Paraíba sempre teve direito a apenas uma única vaga na competição. O convite, segundo a entidade, foi feito via Federação da Paraíba, a quem caberia dizer o único clube local que participaria da competição.

A entidade paraibana, no entanto, desmente categoricamente os paulistas e apresenta um documento (veja ao lado) em que a Federação de São Paulo é clara quando pede a indicação de dois clubes participantes. Ainda de acordo com os paraibanos, foram indicados na ocasião Galo e Belo.

O curioso é que a Federação Paraibana de Futebol realizou uma Taça Paraíba Sub-19 que serviria de seleção para a competição em São Paulo. Nela, o Treze foi campeão e o Bota ficou com o segundo lugar. Foi depois disto e diante de solicitação do clube de João Pessoa, inclusive, que a FPF teria conseguido uma segunda vaga para o Estado (o que é confirmado no ofício recebido no dia 24 de setembro).

Mas na lista divulgada nesta quarta pela Federação Paulista de Futebol, com as equipes participantes, o Treze não aparece em nenhum dos grupos.

Por outro lado, o Botafogo, que perdeu a final da competição paraibana para o Treze e a princípio não teria vaga na Copinha, aparece no grupo que terá sede em Louveira, juntamente com Audax, Bahia e Criciúma.

A Federação Paraibana se disse surpresa e, diante do documento que comprova que a Paraíba tinha sim direito a indicar dois times, avisou que vai solicitar uma explicação da Federação Paulista sobre a confusão com as vagas.

A reportagem procurou o Treze, que ainda não se pronunciou oficialmente sobre sua exclusão.

A notícia foi repercutida de forma negativa entre os torcedores trezeanos, que acusam a entidade paulista de retaliação por causa da ação que o clube paraibano moveu contra a CBF na Justiça comum, mas ninguém da diretoria falou ainda sobre o assunto.

Esta não é a primeira vez que a Federação Paulista altera de última hora as definições sobre o representante paraibano na Copinha São Paulo e isto provoca polêmica no Estado.

Em 2009, o campeão Sub-19 era o Guarani de Santa Rita e este chegou a ser confirmado pela Federação Paraibana de Futebol como o representante da Paraíba na disputa. Depois, numa resolução de última hora, os paulistas limitaram a competição apenas para clubes profissionais e os santa-ritenses foram preteridos a duas semanas da viagem. Quem viajou foi o CSP.
(Do Globoesporte.com)