Genivaldo conta o que faz para salvar o Belo

Evitando empates e defendendo pênaltis importantes, goleiro Genivaldo, o paredão do Belo, faz jus ao apelido dado pela torcida alvinegra.

O goleiro Genivaldo mais do que nunca vem fazendo jus ao apelido de "paredão" que lhe foi dado pela torcida do Botafogo. No atual Campeonato Paraibano, o jogador já foi o responsável direto por pelo menos duas vitórias fora de casa, evitando empates que somados acarretariam em quatro pontos a menos para o clube de João Pessoa.

Isto porque, nestas duas partidas, Genivaldo defendeu pênaltis nos minutos finais e salvou o Belo, que em ambas vencia por apenas um gol de diferença. Isto significa dizer que, se estes pênaltis não tivessem sido defendidos, o time não ocuparia a liderança isolada da competição, como é o caso do momento.

No duelo com o Cruzeiro, válido pela quinta rodada, Genivaldo defendeu uma penalidade máxima cobrada pelo artilheiro cruzeirense Dimas aos 46 minutos do segundo tempo, garantindo a vitória do time pessoense por 1 a 0. Já contra o Nacional de Patos, ele repetiu o feito. Aos 43 da etapa final, quando o Botafogo vencia o Canário do Sertão por 2 a 1, no Estádio José Cavalcanti, Genivaldo pulou no canto certo e defendeu o chute do zagueiro Lau.

Genivaldo comemora e diz que treina todos os dias para aperfeiçoar sua técnica. Segundo o goleiro, a responsabilidade num pênalti é maior para o batedor e ele tenta tirar vantagem disto. Mas pondera que no momento das cobranças não tem nenhuma superstição.

"Não procuro falar nada com o adversário. Mantenho a tranquilidade e marco o máximo possível a batida na bola. O barulho da bola e a posição do batedor já diz muita coisa".

O atleta diz também que o seu objetivo é alcançar a perfeição durante os treinamentos para que os resultados apareçam cada vez mais. E admite inclusive que sempre que pode assiste às cobranças de pênaltis batidas pelos adversários para guardar na memória o estilo de cada um. "Trabalhamos a semana inteira para não errar de jeito nenhum nos jogos. Todo mundo ajuda e cobra pênaltis para mim". (Especial para o Jornal da Paraíba)