Brasil termina Jogos Pan Americanos de Toronto em terceiro lugar

País ficou atrás dos EUA e Canadá. Com o desempenho, delegação nacional espera ficar entre os 10 primeiros nas Olimpíadas do Rio.

O Brasil terminou os Jogos Pan Americanos de Toronto neste domingo (26) em 3º lugar no quadro geral de medalhas. A delegação brasileira garantiu um total de 141 medalhas nos 18 dias de competição, atrás dos Estados Unidos (265) e Canadá (217).

A campanha brasileira terminou com 48 ouros, 35 pratas e 58 bronzes; o número total de 141 medalhas é igual ao conquistado pelo país na edição de 2011, em Guadalajara, México – naquela edição, foram 48 ouros, 35 pratas e 58 bronzes. A delegação nacional comemora, apesar da redução dos ouros, a vantagem sobre Cuba.

"Ficamos à frente de Cuba com uma margem boa, e cada vez com mais modalidades envolvidas, mais caras novas", avaliou o diretor-executivo de Esportes do Comitê Olímpico do Brasil, Marcus Vinícius Freire. Neste ano, Cuba terminou a competição na 4ª colocação – em 2011, os caribenhos conquistaram o 2º lugar.

Um dos destaques do país foi o nadador Thiago Pereira, que tornou-se o maior medalhista da história do Pan, com 23 medalhas, ultrapassando o ginasta cubano Erick Lopez Rios, que já conquistou 22.

Segundo Marcus Vinícius, o Pan funcionou como um termômetro do desempenho dos atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. "Todos os atletas estão tendo a melhor preparação possível, mas focados em algumas que têm mais chances de ganhar medalhas, que vão nos ajudar a chegar ao top 10", finalizou o dirigente.