Brasil joga contra a Bolívia pelas Eliminatórias Sul-americanas

Seleção brasileira não vence uma partida em La Paz desde 1997.

A seleção brasileira de futebol enfrenta, nesta quinta-feira (5), a seleção da Bolívia. A partida acontece a partir das 17h (horário de Brasília), no estádio Hernando Siles, em La Paz. O jogo é pelas Eliminatórias Sul-americanas, porém o Brasil disputa com vaga confirmada para a Copa do Mundo 2018 e a Bolívia já eliminada.

Além de marcar o retorno do trio ofensivo composto pelo meia Philippe Coutinho ao lado de Gabriel Jesus e Neymar, o jogo pode encerrar um longo jejum do time do técnico Tite na capital boliviana.

O estádio Hernando Sile fica a 3.600 metros de altitude e a seleção brasileira não vence no local desde a decisão da Copa América de 1997. Quando a vitória por 3 a 1 deu o título ao time dirigido por Zagallo.

Pelas Eliminatórias, o tabu na Bolívia já dura 32 anos. O último triunfo foi em 1985, quando derrotou a equipe anfitriã por 2 a 0 em Santa Cruz de la Sierra. O Brasil, no entanto, tem grande vantagem no confronto.

Em 28 partidas contra a Bolívia, somou 20 vitórias, três empates e cinco derrotas, com 96 gols marcados e apenas 25 sofridos. No primeiro turno destas Eliminatórias, na Arena das Dunas, em Natal (RN), o Brasil goleou por 5 a 0, com gols de Neymar, Philippe Coutinho, Filipe Luís, Gabriel Jesus e Roberto Firmino.

Time escalado

Em preparação para o Mundial, a equipe escalada por Tite terá outras duas novidades além do retorno de Coutinho, recuperado 100% de uma lesão que o deixou de fora do time titular nas últimas partidas. Alex Sandro, da Juventus, será titular na lateral-esquerdo, no lugar de Marcelo, cortado. O zagueiro Thiago Silva começará jogando na vaga de Marquinhos, que só foi integrado à seleção na terça-feira.

O volante Casemiro será o capitão da seleção brasileira pela primeira vez. O time ficará em Santa Cruz de la Sierra, situada a apenas 400 metros acima do nível do mar, até poucas horas antes da partida em La Paz. Os bolivianos estão na penúltima colocação na tabela de classificação, com 13 pontos, à frente apenas da Venezuela. Apesar da má fase e de já estar fora da Copa, o time vem de quatro jogos sem perder em casa, com três vitórias e um empate.