Tecnologia de ponta vira aliada de pilotos na Copa Brasil de Kart

Telemetria ajuda aos pilotos buscarem o melhor tempo no Circuito Paladino.

Tecnologia de ponta vira aliada de pilotos na Copa Brasil de KartO último dia da Copa Brasil de Kart, no Circuito Paladino, marca as finais das 15 categorias. Depois de quatro dias de treinos – livres e classificatórios – chegou a hora de premiar os melhores pilotos do país. A maratona de baterias começou às 8 horas deste sábado e deve durar toda a tarde. Para os 143 pilotos que estão no Circuito Paladino, a tecnologia é uma grande aliada na busca dos melhores tempos.

Mesmo sendo considerada a categoria escola do automobilismo, o kart tem lá suas particularidades. A começar pela telemetria do volante, que passa para o piloto todas as informações de temperatura do carro, freio e força lateral. Já durante a corrida, o monitor mostra também o tempo de volta, rotação do motor e a velocidade final de reta.

"Tudo isso é exibido num gráfico de computador para os pilotos. A gente coloca esse aparelho no kart e ele colhe vários dados, nos dando todas as informações do que está acontecendo na pista", informou o engenheiro de telemetria Jeison Teixeira.

Continue lendo no GloboEsporte.com/PB