Brasileiros competem nos Jogos Olímpicos de Inverno a partir desta quinta-feira

Jaqueline Mourão disputa por uma medalha no esqui cross-country.

Christian Dawes/COB
Jogos Olímpicos de Inverno
Jaqueline Mourão é a primeira atleta brasileira a competir nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang de 2018. Foto: Abelardo Mendes Jr/Ministério dos Esportes

O Brasil estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, de PyeongChang 2018, na madrugada desta quinta-feira (15). A mineira Jaqueline Mourão será a primeira brasileira a iniciar sua participação nas competições. A largada da prova dos 10km estilo livre do esqui cross-country está marcada para 3h30 da manhã (horário local). A comitiva brasileira na competição é composta por nove atletas.

No fuso horário da Coreia do Sul, que está 12 horas à frente, o início será às 15h30. A sede modalidade é o Alpensia Cross-Country Skiing Centre, na Região de Montanha das Olimpíadas.

Também no dia 15 de fevereiro, a partir das 23h (horário de Brasília), a carioca Isabel Clark participa das eliminatórias da prova de Snowboard Cross, no Phoenix Snow Park, também na Região de Montanha de PyeongChang. Caso consiga a classificação para a final, Isabel disputará a medalha a partir de 1h15 da manhã do dia 16.

Jogos Olímpicos de Inverno

Brasileiros competem nos Jogos Olímpicos de Inverno a partir desta quinta-feira
Foto: Abelardo Mendes Jr/Ministério dos Esportes

O paulista Victor Santos faz sua estreia em Jogos Olímpicos às 4h do dia 16 de fevereiro. Ele é o único brasileiro classificado para o esqui cross-country masculino. Sua prova é os 15km estilo livre.

Mais jovem integrante da delegação brasileira, o cearense Michel Macedo participará das provas técnicas da modalidade esqui alpino. Sua primeira descida no Slalom Gigante será a partir das 23h15 do dia 17 de fevereiro. A segunda descida acontece duas horas e meia depois. Michel também competirá no Slalom, sendo a primeira descida às 22h15 do dia 21 de fevereiro e a segunda duas horas e meia depois. O local das duas provas é o Yongpyong Alpine Centre, na Região de Montanha. Devido a uma lesão provocada por uma queda durante os treinamentos, ele não participou do Super Combinado e do Super G, outras duas provas anteriores do esqui alpino.

O bobsled brasileiro fará sua estreia na pista do Olympic Sliding Centre no dia 18 de fevereiro. O piloto Edson Bindilatti e o breaker Edson Martins farão suas duas primeiras descidas a partir de 8h. No dia 19 de fevereiro, fazem outras duas, no mesmo horário. Esta é a primeira vez que o Brasil participa do 2-man (trenó de duas pessoas) em Olimpíadas.

No dia 20 de fevereiro é a vez da estreia de Isadora Williams. Ela fará sua apresentação no programa curto de patinação artística a partir de 22h, na Gangneung Ice Arena, localizada na Região Costeira. Se obtiver classificação para a final, Isadora se apresentará novamente no dia 22 de fevereiro, no mesmo horário.

O trenó brasileiro de quatro pessoas (4-man) do bobsled fará suas duas primeiras descidas no Olympic Sliding Centre de PyeongChang às 21h30 do dia 23. O piloto Edson Bindilatti e os pushers (atletas que empurram o trenó) Odirlei Pessoni, Edson Martins e Rafael Souza voltam à pista também às 21h30 do dia 24 e encerram a participação do Brasil nas competições.