Basquete Unifacisa estreia na Liga Ouro diante da tradição do São José

Equipe paraibana estreia na competição jogando em casa.

Vai começar a busca pela realização de um sonho. O Basquete Unifacisa recebe o São José Basketball pela estreia na Liga Ouro, a divisão de acesso para o Novo Basquete Brasil (NBB). Em 2018, a competição chega à quinta edição e conta um número recorde de participantes. No total, vão ser nove clubes brigando pelo título. Na Arena Unifacisa, em Campina Grande, o encontro entre a jovem equipe paraibana e a tradicional camisa paulista está marcado para as 19h15.

A equipe paraibana ainda é jovem, nasceu em 2012, mas tem um projeto ambicioso no cenário do basquete brasileiro. O sonho é chegar ao NBB já em 2019. O Basquete Unifacisa acumula os títulos de pentacampeão estadual (2013, 2014, 2015, 2016 e 2017), bicampeão nordestino (2016 e 2017), bicampeão dos Jogos Universitários Brasileiros (2016 e 2017), campeão da Liga Paraibana (2017) e campeão da Super Copa do Brasil (2017).

Para esta temporada da Liga Ouro, o Basquete Unifacisa é o único representante do Nordeste e, pelo investimento feito, promete disputar a competição com a mesma força e nível que os demais participantes do Sudeste, Centro-Oeste e Sul. No elenco, a equipe campinense manteve a base do time campeão de 2017 e ainda se reforçou com nomes de peso. Entre os novos contratados, estão Farad Cobb (armador), Shayok Shayok (pivô), Rafael Stabile (ala), Felipe Rech (pivô), Pajé (ala/pivô), Guto (ala) e Murilinho (armador).

Para começar a disputa pelo título, sonho dos paraibanos, o treinador Eduardo Schafer esboçou a equipe titular para o primeiro confronto com: Murilo (armador), Paulo Nery (ala), Rafael Stabile (ala), Rodrigo Piru (ala/pivô) e Shayok Shayok (pivô).

Focados no acesso para o NBB, a equipe da Unifacisa tenta desbancar a tradicional equipe do São José Basketball que, inclusive, disputou o maior campeonato do esporte no país recentemente. Contudo, buscando voltar o mais rápido possível para a divisão de elite, os paulistas, apostam em alguns jogadores do time sub-20, que conquistaram o vice-campeonato da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) já em 2018.

Leia mais no Globoesporte.com/pb