Judocas da Paraíba vão representar o Brasil em campeonato na Argentina

Elias Cavalcante é guarda em Cabedelo e vai competir na categoria master até 60kg.

Judocas da Paraíba vão representar o Brasil em campeonato na Argentina
Judoca Elias Cavalcante vai representar o Brasil na Argentina. Foto: Divulgação/Secom-Cabedelo

O judoca Elias Cavalcante, natural de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa, é um dos que vai representar o Brasil nos campeonatos Panamericano e Sulamericano de Judô. Além dele, também estarão representando o estado os judocas Ricardo Augusto e Romeu Xavier, ambos de João Pessoa. Os dois eventos internacionais serão realizados entre os dias 17 a 21 de agosto, na Argentina.

Elias Cavalcante, de 32 anos, vai competir na classe Master, categoria até 60 Kg. Já o judoca Ricardo Augusto vai competir na categoria 80 kg e Romeu Xavier na categoria até 81kg.

Atualmente, Elias Cavalcante ocupa a 7ª posição no ranking nacional da categoria. A qualificação para participar dos campeonatos internacionais foi conquistada nas disputas por etapas dos campeonatos paraibanos de judô 2016/2017 e do Campeonato Brasileiro de Judô, realizado no mês de abril, em Fortaleza, onde conquistou o 3º lugar.

O judoca Elias Cavalcante, que faz parte do quadro efetivo da Guarda Civil Municipal de Cabedelo (GCM) desde 2014, disse que pratica judô há quinze anos e espera trazer um bom resultado para Cabedelo. O atleta treina no Clube Cabedelo de Judô, um projeto social abrigado no Ginásio Poliesportivo de Camalaú. O clube é coordenado pelo sensei Lincoln Lopes.

“Pratico judô desde 2003 e enfrento a cada nova competição o problema da falta de recursos para participar dos eventos. Para disputar o campeonato brasileiro contei com o apoio da Prefeitura de Cabedelo, por intermédio da Secretaria de Esportes, para o transporte, a hospedagem e a inscrição no evento, e também com a compreensão da instituição a que pertenço e a moradores do bairro Bela Vista, que me deram uma força para ir até lá, competir e representar a cidade em que nasci”, declarou o atleta.