Secretário de Saúde da PB se posiciona sobre volta do público aos estádios

Geraldo Medeiros garante que a Paraíba não adotará medida, aprovada pelo MS.

Secretário de Saúde da PB se posiciona sobre volta do público aos estádios

O Governo da Paraíba se posicionou contrário à liberação de 30% da capacidade dos estádios do Brasil para os torcedores. O protocolo da CBF sobre o tema foi aprovado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (21). Apesar disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), liderada pelo secretário Geraldo Medeiros, garantiu que não tem como dar o aval a essa medida, tendo em vista que isso aumentaria o nível do contágio e disseminação do novo coronavírus por conta das aglomerações que aconteceriam nas entradas e nas saídas do público nas praças esportivas.

Geraldo Medeiros afirmou que enxergou com muita preocupação a aprovação do Ministério da Saúde ao protocolo da CBF para a retomada do futebol. Segundo o Governo Federal, porém, a retomada vai depender das medidas sanitárias de cada estado. E, para o secretário, a Paraíba poderia ter um aumento considerável da Covid-19 se aprovasse a retomada dos torcedores.

“ Vi com muita preocupação essa aprovação. No estado da Paraíba, o momento é de não comportar qualquer tipo de aglomeração maior. Mesmo com 30% de espectadores nos estádios, isso promoveria aglomerações nas entradas e nas saídas dos locais. Além do mais, aumentaria o risco de transmissão do vírus. Por tudo isso, a secretaria é contrária à volta da torcida aos estádios”, garantiu Geraldo Medeiros.

Na Paraíba, até então, o Treze sempre se mostrou favorável à presença de público nos estádios. O presidente Walter Cavalcanti Júnior, por sinal, desejava contar com a torcida trezeana ainda no Campeonato Paraibano, que, a propósito, foi vencido pelo Galo.

Nesta semana, foi a vez de o Botafogo-PB se apresentar como um entusiasta da ideia. O vice-presidente administrativo e de futebol, Renato Beltrão, afirmou que está de acordo desde que existam protocolos de segurança. O dirigente botafoguense ainda relacionou o assunto à retomada da economia com a reabertura de shopping centers. Para Renato, é menos arriscado ter torcida na arquibancada do que público num ambiente fechado como são shoppings.

Geraldo Medeiros informou que nenhum clube procurou a Secretaria de Estado da Saúde para tratar do assunto, mas indicou que a decisão não deve ser revista pelo órgão por um bom período. Vale ressaltar que, em junho, quando a conversa era pela retomada da prática do futebol profissional, o secretário informou que não deveria aprovar o retorno dos jogos, pois não se tratava de uma atividade essencial. No entanto, em meados de julho, o Campeonato Paraibano voltou a ser disputado mesmo com a situação de pandemia da Covid-19 no estado ainda sendo preocupante.