Copa do Nordeste 2022: Sousa e Treze conhecerão seus adversários na próxima quinta-feira

Sorteio na sede da CBF vai definir os oito duelos da 1ª fase eliminatória. Botafogo-PB já está na 2ª eliminatória, e Campinense na fase de grupos

Taça da Copa do Nordeste. Foto: Cisco Nobre / ge

Dois dos quatro representantes paraibanos na Copa do Nordeste de 2022 conhecerão na próxima quinta-feira os seus adversários na primeira fase eliminatória da competição regional. É que a CBF realizará o sorteio dos oito confrontos dessa fase preliminar, que é quando Sousa e Treze estreiam na disputa. A Paraíba tem outros dois times no certame: o Botafogo-PB (por ser o paraibano melhor rankeado) entrará na segunda fase eliminatória, e o Campinense (por ser o atual campeão estadual) já está garantido na fase de grupos.

A Copa do Nordeste terá novo formato, com 36 equipes ao todo. Doze já estão classificadas diretamente para a fase de grupos, entre elas o Campinense. Outras 24 brigam pelas quatro vagas em aberto na fase de grupos. Para a definição dessas quatro equipes, serão disputadas três fases eliminatórias. Na primeira, 16 equipes comporão oito confrontos disputados em jogo único. E o sorteio da próxima quinta-feira é justamente para a definição desses oito duelos.

Copa do Nordeste 2022: Sousa e Treze conhecerão seus adversários na próxima quinta-feira
Copa do Nordeste terá novo formato em 2022 (Foto: Divulgação / CBF)

O Treze está no Pote 1, com ASA (Alagoas), Imperatriz (Maranhão), Itabaiana (Sergipe), Jacuipense (Bahia), Juazeirense (Bahia), Moto Club (Maranhão) e River-PI (Piauí). E o Sousa está no pote 2 com Atlético-CE (Ceará), Bahia de Feira (Bahia), Central (Pernambuco), Floresta (Ceará), Fluminense-PI (Piauí), Lagarto (Sergipe) e Retrô (Pernambuco). A divisão dos potes foi feita através do ranking da CBF.

O sorteio indicará quais equipes do pote 1 enfrentarão as do 2, em jogo único, com o mando de campo dos times do pote 1, que são os melhores ranqueados. Em caso de empate, a disputa irá para os pênaltis. A primeira fase será disputada entre os dias 13 e 14 de outubro. Os vencedores seguirão vivos no regional e irão para o segundo mata-mata preliminar. Importante lembrar que, como Treze e Sousa estão em potes diferentes, há a possibilidade de um confronto paraibano logo de cara.

Copa do Nordeste 2022: Sousa e Treze conhecerão seus adversários na próxima quinta-feira
Um dos representantes paraibanos no Nordeste de 2022, o Treze entra já na primeira fase eliminatória (Foto: Cassiano Cavalcanti / Treze FC)
Já a terceira fase acontecerá com os oito classificados da segunda. Agora em partidas de ida e volta, esta etapa será realizada entre os dias 27 e 28 de outubro e 3 e 4 de novembro. Quatro duelos definirão os quatro clubes que seguirão para a fase de grupos, onde já está o Campinense e, ainda, CSA (Alagoas), Bahia e Atlético de Alagoinhas (Bahia), Ceará e Fortaleza (Ceará), Sampaio Corrêa (Maranhão), Náutico e Sport (Pernambuco), Altos (Piauí), Globo FC (Rio Grande do Norte) e Sergipe.