Treze banca Welington Fajardo e dá início a terceiro planejamento da temporada 2021

Mesmo após eliminação na Série D, diretoria decide pela permanência da atual comissão técnica para a disputa da pré-Copa do Nordeste

Técnico Wellington Fajardo chegou ao Treze

O trauma da eliminação do Treze na Série D ainda é bem recente, no entanto, a diretoria do Galo já trata de colher os cacos e vislumbrar outros horizontes. O mais próximo deles é a pré-Copa do Nordeste 2022, sendo essa, de fato, a última chance do Alvinegro “encorpar” o calendário do time para a próxima temporada. Exatamente por isso a alta cúpula galista já iniciou as movimentações dentro dos muros do Estádio Presidente Vargas para dar início a um novo planejamento (o terceiro da temporada) em busca da vaga no torneio regional. A primeira grande decisão foi anunciada nesta terça, quando o diretor executivo Fernando Gaúcho cravou a permanência do técnico Fernando Gaúcho, assim como a dispensa de três atletas do elenco. 

Welington Fajardo Treze
Mesmo após eliminação na Série D, Welington Fajardo segue no comando do Galo para a pré-Copa do Nordeste (Foto: Cassiano Cavalcanti / Treze)

A cerca de 45 dias da difícil missão de conquistar uma vaga no maior torneio regional do Brasil em 2022, a alta cúpula alvinegra optou por manter a atual comissão técnica à frente do time. Com isso, Welington Fajardo, que realizou, até o momento, sete jogos à frente da equipe, com duas vitórias, quatro empates e uma derrota, possuindo assim um aproveitamento de 47,61%, terá mais uma chance de dar uma sobrevida ao grupo para a próxima temporada. De acordo com o diretor Fernando Gaúcho, em entrevista concedida ao Globo Esporte Paraíba, um novo planejamento voltado para o Nordestão será posto em prática logo após a partida contra o ABC de Natal, no próximo domingo, pela última rodada da 4ª divisão nacional.

— Ontem tivemos uma reunião com o presidente e com o próprio Fajardo para iniciarmos o nosso planejamento. Ainda temos esta partida contra o ABC, que iremos com força máxima, como uma forma de honrar a camisa do Treze, e logo após esse jogo iremos começar a pensar de fato nesta competição (a Copa do Nordeste) — pontuou.

Gustavo Índio, Romildo Vitor e Ferrugem, o último titular no duelo contra o Atlético-CE, no último domingo, não fazem mais parte dos planos alvinegros para o restante da temporada. Os atletas, inclusive, foram os primeiros a deixar o PV após a amarga eliminação na quarta divisão e a expectativa é que outros sigam o mesmo caminho nos próximos dias, à medida que reforços também devem desembarcar no bairro do São José. Ainda segundo Fernando Gaúcho, Ferrugem e Vitor, inclusive, solicitaram o seu desligamento logo após a partida contra os cearenses. 

— Acho que toda mudança é válida após o insucesso em uma competição. Ontem o Gustavo Índio foi desligado. O lateral-direito Ferrugem pediu desligamento e não segue conosco, assim como o meia Vitor, esse que tinha um contrato maior, mas afirmou que não estava com cabeça para continuar no Treze, e atendemos o seu pedido, uma vez que precisamos de atletas que vestem nossa camisa com total dedicação — afirmou.

A fase preliminar do Nordestão passou por uma severa reformulação em 2022, onde contará com 24 participantes, o triplo das últimas três edições, quando teve apenas oito times disputando as quatro vagas. Para o Treze, principalmente após os insucessos no Campeonato Paraibano e na Série D, a medida caiu em boa hora, já que caso consiga a árdua missão de passar por três fases eliminatórias até a fase de grupos, poderá incrementar o seu calendário o que certamente possibilitará a formação de um elenco mais competitivo que possa devolver ao Galo um calendário fixo no segundo semestre de 2023.