Paralimpíadas: Luan fecha o gol, e o Brasil avança à final do futebol de 5, para enfrentar a Argentina

Goleiro paraibano passa ileso na vitória sobre Marrocos, e a seleção brasileira vai em busca do penta. Elenco ainda tem outros dois paraibanos no time, além de toda a comissão técnica.

Foto: Alê Cabral / CPB

Tem paraibano na final paralímpica do futebol de 5 em Tóquio. A Seleção Brasileira venceu o Marrocos na manhã desta quinta-feira, por 1 a 0, no sufoco, debaixo de chuva e com um gol contra. A vitória rendeu a classificação para a decisão, contra a Argentina, e a chance de conquistar o pentacampeonato nas Paralimpíadas. Destaque para o goleiro paraibano Luan, que passou ileso na partida. O elenco ainda tem outros dois jogadores paraibanos — o goleiro reserva Matheus e o fixo Damião —, além de toda a comissão técnica.

Até a semifinal contra o Marrocos, o Brasil havia goleado em todos as suas partidas. A seleção brasileira marcou 11 gols e não sofreu nenhum na fase de grupos. Desta vez, o poderio ofensivo não se manifestou, muito por conta da forte chuva que caiu em Tóquio nesta quinta-feira.

Luan Lacerda Futebol de 5
Paraibano Luana Lacerda ainda não sofreu gols nas Paralimpíadas de Tóquio. Foto: Takuma Matsushita / CPB
No primeiro tempo, jogo muito truncado, equilibrado, com poucas chances de gol para ambos os lados. O goleiro paraibano Luan chegou a fazer uma boa intervenção em finalização de Snisla, mantendo o 0 a 0 no placar. E, pouco depois, ainda na primeira etapa, Luan ainda viu a bola passar rente à trave em mais um chute de Snisla.
Na segunda etapa, a chuva se intensificou, e a partida ficou mais complicada. Ainda assim, o Brasil conseguiu algumas boas chances de gol. Luan seguiu sendo ameaçado pelo ataque marroquino, mas, enfim, o gol salvador saiu. Em jogada de Jefinho, a bola desviou em Berka, que mandou a bola para as redes, abrindo o placar: 1 a 0. Aí o Brasil conseguiu manter a vantagem até o fim e carimbar a classificação.

Saiba quem são os paraibanos na seleção de futebol de 5:

  • Luan Lacerda (goleiro)
  • Matheus Costa (goleiro)
  • Damião Robson (fixo)
  • Fábio Luiz Vasconcelos (técnico)
  • Josinaldo Costa Sousa (auxiliar técnico)
  • Halekson Barbosa de Freitas (fisioterapeuta)
  • Edson Gomes Marinho Júnior (preparador físico)
  • Alexandre Sérgio Silva (analista técnico)