Paraibanos entram para a história e conquistam 5ª medalha de ouro do futebol de 5 na Paralimpíadas

Com quatro atletas paraibanos, além do técnico, Brasil bate a Argentina e mantém invencibilidade de 17 anos nas Paralimpíadas

( Foto: Buda Mendes / Getty Images)

Tóquio foi, mais uma vez, tingida pelo preto e vermelho da bandeira da Paraíba. Na madrugada deste sábado, a Seleção Brasileira de futebol de 5 fez, mais uma vez, história nas Paralimpíadas, conquistou a sua 5ª medalha de ouro consecutiva após bater a Argentina na decisão, e, de quebra, manteve o título de nunca ter perdido uma partida sequer na competição desde que entrou no cronograma paralímpico em 2004, em Atenas. 

Festa para o Brasil, festa ainda maior para a Paraíba, uma vez que quatro dos 10 atletas convocados para defender a seleção no Japão são nascidos em nosso estado. Os goleiros Luan Lacerda e Matheus Costa, o fixo Damião Robson, o ala Jardiel Vieira, além do técnico agora bicampeão paralímpico, Fábio Vasconcelos, trarão da Terra do Sol Nascente para a que o sol nasce primeiro mais uma medalha de ouro, a materialização do orgulho da meta alcançada.

Seleção brasileira futebol de 5
Foi dos pés do pivô Nonato que saiu o gol do pentacampeonato paralímpico da Seleção Brasileira de futebol de 5(Foto: Buda Mendes / Getty Images)

A campanha da Seleção Brasileira de futebol de 5 nas Paralímpiadas de Tóquio 2020 foi irretocável. Com três vitórias maiúsculas na fase de grupos, a Canarinha avançou à final após bater o Marrocos por 1 a 0 na semifinal, na última quinta-feira. Destaca-se aqui o verdadeiro muro construído pelos goleiros Luan Lacerda e Matheus Costa, uma vez que em 5 partidas disputadas, nenhum gol sequer foi cedido aos adversários. A média? Apenas quatro gols sofridos em cinco edições de Jogos Paralímpicos.

A medalha de ouro contra a grande rival Argentina, neste sábado, veio com um verdadeiro golaço marcado pelo pivô Nonato. O título, inclusive, teve um peso ainda mais especial, uma vez que deu ao país seu 22º ouro geral no Japão, superando um recorde que havia sido estabelecido em Londres 2012, quando o Brasil subiu ao ponto mais alto do pódio por 21 oportunidades.

Relembre as conquistas paralímpicas do Brasil no futebol de 5

A categoria estreou nas Paralimpíadas em Atenas 2004, na Grécia, e sempre viu o Brasil ser vencedor. Naquela oportunidade, a vitória na decisão foi também sobre a Argentina, mas nos pênaltis. Já em Pequim 2008, o título veio sobre a China, dona da casa, por 2 a 1.

O tricampeonato foi garantido quatro anos mais tarde, em Londres 2012 com um triunfo sobre a França por 2 a 0. Jogando em casa, na Rio 2016, o oponente da decisão que deu o tetra foi o Irã, superado na final por 1 a 0.