Paraíba fecha a Paralimpíada de Tóquio com oito medalhistas em quatro modalidades

Individualmente, foram 9 medalhas de paraibanos em Tóquio 2020, com destaque para Petrúcio Ferreira que conquistou um ouro e um bronze

(Foto: Mikihito Matsui/ CPB)

Dos 13 atletas paralímpicos paraibanos que viajaram para Tóquio para os Jogos Paralímpicos do Japão, oito saíram de lá com medalha em suas bagagens. As conquistas foram em quatro modalidades: atletismo, taekwondo, futebol de 5 e golbol.

A primeira medalha veio com uma das maiores estrelas do esporte mundial. No dia 26 de agosto, Petrúcio Ferreira cumpriu o seu favoritismo nos 100m e se manteve como o atleta paralímpico mais rápido do planeta na classe T47 (para amputados de braço). Ele conquistou mais um ouro paralímpico.

A última prova de atletismo do dia 28 de agosto foi a final do lançamento de dardo da classe F57 (para atletas com deficiência nos membros inferiores que competem em cadeiras de rodas). Cícero Valdiran arremessou a 48,93 m e garantiu o bronze no peito após uma prova memorável, cheia de recordes quebrados.

Fechando a participação paraibana no atletismo, Petrúcio Ferreira foi novamente em busca de medalha. No dia 4 de setembro, já no fim das competições, o paraibano foi terceiro lugar nos 400 m da classe T47 e conquistou um bronze.

O golbol fez história. E junto com a equipe, dois paraibanos marcaram seus nomes no primeiro ouro brasileiro da modalidade. Zé Roberto e Emerson da Silva estiveram no time que bateu a China e alcançou o título paralímpico. No dia 3 de setembro, o Brasil bateu a equipe chinesa por 7 a 2 na decisão.

No mesmo dia, uma conterrânea dos campeões do golbol também gravava seu nome na história paralímpica. Silvana Fernandes conquistou a medalha de bronze, na categoria até 58kg. O pódio veio após a brasileira vencer a turca Gamze Gurdal pelo placar de 26 a 9 na disputa do terceiro lugar.

As últimas medalhas de paraibanos vieram no futebol de 5. Nenhuma surpresa. O Brasil assegurou mais um título, o quinto da história. Estiveram na equipe os goleiros Luan Lacerda e Matheus Costa, além do histórico jogador Damião Robson. O ouro veio após uma vitória sobre os argentinos por 1 a 0, no dia 4 de setembro, no último dia de competições.

Mais cinco paraibanos estiveram em Tóquio, mas não alcançaram medalhas. Ronystony Cordeiro na natação ficou em oitavo nos 50m livre, na categoria S4. Também em oitavo ficou Ailton Andrade, do halterofilismo, na categoria até 80kg.

No atletismo, Ariosvaldo Fernandes e Joeferson Marinho chegaram na final de suas categorias, mas não alcançaram medalhas. Por fim, Willian Araújo lutou no judô, mas acabou perdendo na primeira luta.