Jogador histórico do futebol de 5, Damião exalta seleção brasileira após mais um ouro: “Uma honra”

Jogador paraibano conquistou quatro dos cinco ouros que o Brasil tem na história da modalidade em Paralimpíadas

Foto: Reprodução

Um dos nomes históricos da modalidade, o jogador Damião Robson, que é paraibano, já não tem espaço para guardar as medalhas. Dos cinco títulos do Brasil no futebol de 5 em Paralimpíadas, Damião conquistou quatro ouros. Em entrevista ao Globo Esporte, da TV Cabo Branco, nesta quinta-feira, o jogador fez questão de exaltar o grupo.

– Graças a deus mais uma Paralimpíadas, mais um ouro. É uma honra participar desse grupo, que nunca perdeu nenhum jogo de Paralimpíadas. E fazer parte desse time é uma emoção muito grande – disse o jogador.

No dia 4 de setembro, em Tóquio, o Brasil se sagrou pentacampeão paralímpico no futebol de 5 ao vencer a Argentina por 1 a 0 na decisão. O time brasileiro terminou a competição sem sofrer nenhum gol.

Jogador histórico do futebol de 5, Damião exalta seleção brasileira após mais um ouro: "Uma honra"
Foto: Ale Cabral/CPB

Cinco dias apenas após a conquista, o treinador da equipe, o também paraibano Fábio Vasconcelos, já quer começar a pensar no próximo ciclo. O comandante quer uma semana de descanso para os atletas e só. Quer retomar os trabalhos logo, já mirando os Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024.

– Vamos continuar (no comando). Vamos ter essa semana para dar uma descansada, e a partir da próxima semana já queremos começar o planejamento rumo a Paris 2024, que vai ser um novo ciclo – comentou Fábio.

Além de Fábio e Damião, os goleiros da equipe, que não foi vazada no torneio, também eram paraibanos. Luan Lacerda e Matheus Costa também conquistaram o ouro em Paris e são medalhistas paralímpicos.