Breaking: paraibana Pekena garante vaga na final nacional da principal competição do mundo

Jéssika Andrade conquistou segundo lugar do pódio da primeira seletiva regional da competição Red Bull BC One no Brasil.

Paraibana garante vaga em final de campeonato nacional de breaking. (Foto: LM Chester/Divulgação)

A paraibana Jéssika Andrade, conhecida como BGirl Pekena, conquistou uma vaga na final nacional da competição Red Bull BC One no Brasil, em Fortaleza, no último sábado (11). A etapa marcou a primeira seletiva regional e Jéssika conquistou o segundo lugar do pódio. O evento reúne atletas de breaking, ou breakdance, do mundo há quase duas décadas.

“Assim que fui anunciada como finalista, a primeira sensação que tive foi a de responsabilidade, por estar representando a Paraíba e o Nordeste. Mas, acima de tudo, fiquei muito honrada: são anos vivenciando o breaking, me dedicando, renunciando outras escolhas. Esse ano foi bastante emocionante por ter sido o primeiro grande evento desde o início da pandemia, eu estava feliz por estar na competição, mas também por rever b-girls e b-boys que são parceiros e compartilham a mesma energia”, conta a B-Girl Pekena.

Após passar por Fortaleza, o evento segue para Curitiba (PR), Brasília (DF) e São Paulo (SP), onde também acontecem seletivas regionais. Ao todo, 16 B-Boys e 16 B-Girls que se destacarem nesta primeira fase se enfrentarão na final nacional, na capital paulista, visando à uma vaga na etapa mundial do evento, que ocorre na Polônia, em novembro.

Red Bull BC On foi criado em 2004 e é um evento de breaking é realizado em diversos países, onde a cada ano milhares de dançarinos competem em batalhas regionais.

A disputa deste ano, que conta com a participação de mais de 30 países, marca a primeira edição após entrada oficial da modalidade no maior evento multiesportivo do mundo, os Jogos Olímpicos.