CSP mantém perfil de inovação e, após sucesso na base, passa a investir no futebol de 7

Tigre pessoense investe no fut 7 e já conquistou o seu primeiro título: a etapa Regional do Litoral do Campeonato Paraibano da categoria.

(Foto: Divulgação / CSP)

O CSP inovou, no início da última década, quando decidiu voltar as suas atenções quase que totalmente para as categorias de base e revelação de jovens talentos. Alternando entre boas e más campanhas no Campeonato Paraibano de futebol profissional, o Tigre de João Pessoa acabou, em 2019, sendo rebaixado à 2ª divisão do estadual pela primeira vez em sua história. No entanto, além do futebol de campo, o clube de João Pessoa agora decidiu mais uma vez dar o pontapé inicial em um novo projeto e investir também no futebol de 7, o famoso society. A equipe, inclusive, já faturou o seu primeiro título na categoria, quando há pouco mais de uma semana levantou a taça da etapa Regional do Litoral do Campeonato Paraibano de futebol de 7 após empatar pelo placar de 1 a 1 no tempo regulamentar e vencer apenas nas disputas de shoot out os pessoenses do A Corja.

O investimento de equipes no futebol de 7 tem seguido uma tendência dos grandes centros, uma vez que várias agremiações têm se voltado a dar uma maior atenção a outras modalidades além do futebol, esporte mais tradicional do Brasil. A Paraíba tem enxergado nos últimos anos a ascensão de outras modalidades esportivas, como o beach tennis, o vôlei de praia e o futebol de 7.

CSP futebol de 7
Nas quadras, o CSP já conquistou o seu primeiro título da história (Foto: Divulgação / CSP)

O famoso society tem se espalhado pelos quatro cantos e formado uma legião de adeptos, seja para a tradicional pelada semanal, seja para a disputa de competições oficiais. Pensando nisso, o CSP decidiu investir na formação de um time para a modalidade visando as disputas do Campeonato Paraibano da categoria. A equipe pessoense inclusive vem mostrando grande eficácia nas disputas e em 2021 chegou até as quartas de final da Copa do Nordeste de Fut 7, quando foi eliminada pelo ABC de Natal.

Mais sobre o futebol de 7

Apesar da grande semelhança entre a prática do futebol de 7 e o futebol tradicional, a maior diferença está, claro, no número de integrantes de cada equipe. Como o próprio nome do esporte já deixa claro, sete jogadores entram em quadra por cada equipe no fut 7, enquanto o futebol tradicional conta com 11 jogadores. O número de árbitros também é diferente. Enquanto no campo a arbitragem é composta pelo árbitro central e dois auxiliares, nas quadras dois árbitros são encarregados de aplicar as regras.

O gramado também é outra grande diferença entre os esportes. A prática do futebol society deve atender às medidas de 45 metros de linha lateral por 25 metros de linha de fundo, podendo chegar a 55 por 35 metros. Já no futebol de campo a Fifa estabelece que o palco das partidas deve ter o tamanho máximo de 120 metros de linha lateral por 90 metros de linha de fundo.

csp treinos
CSP já treina de olho no Paraibano da 2ª divisão (Foto: Divulgação / CSP)

Além do futebol de 7, o CSP também divide as suas atenções com as disputas da 2ª divisão do Campeonato Paraibano, caminho a percorrer para retornar à elite do futebol estadual após duas temporadas de ausência. A equipe iniciará a sua trajetória na Segundona no fim do próximo mês de outubro, quando encara, fora de casa, o Confiança de Sapé, partida com data e horário ainda a serem definidos pela Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB).