Entenda quais cenários classificam o Botafogo-PB para o quadrangular final da Série C do Brasileiro

Belo enfrenta o Santa Cruz neste sábado, no Arruda, e só depende de si para seguir rumo à próxima fase da Terceirona.

Foto: Guilherme Drovas / Botafogo-PB

A classificação do Botafogo-PB está sob a condição de um bom resultado no próximo sábado contra o Santa Cruz. Uma vitória sana toda e qualquer tensão prévia e garante o Belo na próxima fase. Esse é o caminho mais prático e menos sofrido. Isso porque, em caso de empate ou derrota, o jeito mesmo será cruzar os dedos e torcer por tropeços de seus concorrentes. Com isso, o Jornal da Paraíba listou todas as condições que o time pessoense precisa se apegar em busca de uma vaga na próxima fase.

CLIQUE AQUI e vote, no ge Paraíba, se você confia ou não na classificação do Botafogo-PB para a próxima fase.

O passo a passo para o Alvinegro da Estrela se classificar é muito simples. Entenda os cenários:

  • EM CASO DE VITÓRIA: os três pontos no duelo contra o Santa garantem o Botafogo-PB no quadrangular final da disputa sem se preocupar com os outros resultados do grupo;
  • EM CASO DE EMPATE: com o resultado igualado ao apito final, o Belo precisa torcer por um tropeço do Ferroviário. Caso o Ferrão vença seu compromisso contra o Floresta, o clube da Maravilha do Contorno vai precisar torcer para que os cearenses não o ultrapassem no critério de saldo de gols (que no momento é de 6 a 3 para o Belo);
  • EM CASO DE DERROTA: com um possível resultado adverso, o Botafogo-PB vai precisar cruzar os dedos por derrota do Ferroviário (contra o Floresta) e tropeço do Volta Redonda (contra o Tombense). Se o Voltaço vencer, então o clube da Maravilha do Contorno passa a fazer contas e torcer para não ser ultrapassado no critério de saldo de gols (o Belo tem 6 e os cariocas 4).
Returno do Botafogo-PB na Série C é preocupante
(Foto: Guilherme Drovas/Botafogo-PB)

Como chega o Belo na rodada final da 1ª fase?

Com 15 pontos somados no primeiro turno e 11 conquistados na segunda metade da Série C do Brasileiro, o Botafogo-PB caiu de rendimento nas últimas rodadas e só voltou a vencer no último domingo, o Jacuipense, por 1 a 0, após ficar cinco jogos sem conseguir conquistar os três pontos.

Essa instabilidade ao longo segundo turno, inclusive, tirou um pouco da força do Belo na tabela de classificação e fez com que a equipe comandada por Gerson Gusmão saísse do G-4 ao término da rodada #16. Apesar de estar de volta aos classificáveis para a próxima fase do Grupo A, o Alvinegro vai para a rodada final com o sinal de alerta ligado e consciente de que qualquer erro no Arruda, no próximo sábado, pode custar a sequência do sonho de um acesso esperado já há oito anos.

Para a partida contra o Tricolor, Gerson Gusmão ganhou o desfalque do meia Juninho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Por outro lado, o retorno do goleiro Felipe e também a presença do zagueiro Fred de volta às partidas deve fortalecer ainda mais o grupo botafoguense.

Dentro de campo, o técnico do Belo deve seguir com o mesmo desenho, atuando no 4-3-3, formação que vem utilizando desde o jogo contra o Tombense. A defesa voltou a funcionar bem, não tomou gols — tampouco sofreu grandes riscos — contra Manaus e Jacuipense, mas ainda falta uma melhor operação dos três atacantes escalados no setor ofensivo. Caso volte a funcionar com eficiência no Arruda, o Botafogo-PB pode sair de campo classificado para o quadrangular final da Terceirona.