Hélio Cabral, auxiliar técnico do Campinense, vibra com chance de seu filho, Arthur Cabral, na Seleção

Jogador foi convocado para a vaga de Matheus Cunha, seu conterrâneo, e receberá primeira oportunidade de representar a equipe comandada pelo técnico Tite

Foto: Instagram / @arthurcabral98

Arthur Cabral garantiu a alegria da família neste fim de semana. Isso porque a sua primeira convocação para a seleção brasileira principal foi bastante comemorada pelo seu pai, Hélio Cabral, que reconheceu a grandeza de mais um feito conquistado na carreira de seu filho. Voando no futebol europeu, desde que começou a vestir a camisa do Basel, da Suiça, o atacante, que tem 23 anos, vai defender o Brasil contra Venezuela, Colômbia e Uruguai, marcados para os dias 7, 10 e 14 de outubro, respectivamente, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

O chamado de Tite para que o atacante, que é natural de Campina Grande, na Paraíba, pudesse defender a Seleção aconteceu no fim da tarde desta sexta-feira. E só aconteceu porque Matheus Cunha, seu conterrâneo, está com uma lesão no músculo adutor da coxa, não vai se recuperar a tempo de ficar disponível para os jogos e precisou ser vetado.

Hélio Cabral, pai de Arthur, é auxiliar técnico do Campinense, que disputa a Série D do Brasileiro. Cumprindo suspensão por expulsão no primeiro jogo das oitavas de final da competição, ele concedeu entrevista ao programa CBN Esporte Clube, da Paraíba, e fez bem o papel de pai coruja, contando da imensa alegria em ver o atacante convocado e exaltando os grandes feitos do jogador no futebol europeu.

“O coração está a mil. Muito feliz, muito orgulhoso. Foi muito trabalho, muita dedicação e muita perseverança. Isso só veio coroar o que ele passou nessa última temporada. Ele está muito feliz, está muito alegre, porque era isso que nós estávamos esperando. E aconteceu. Agora é só esperar e torcer que ele faça bons jogos”, disse.

Arthur Cabral
Foto: Getty Images

Motivo não falta para que Hélio transborde orgulho pelo seu filho. Além de pai e amigo, ele foi também um grande incentivador para que Arthur pudesse se tornar o atleta de alto nível que vem mostrando nos gramados do mundo. Do sub-7, ainda no futsal, até o sub-13, depois na transição para o futebol de campo, engatando também com as oportunidades que o atleta teve até chegar ao Ceará e se tornar o “Rei Arthur”, as histórias guardadas na memória são muitas.

Agora com a oportunidade de poder representar a seleção principal nas Eliminatórias, Hélio credita a opção de Tite por Arthur por conta do rendimento para lá de positivo que ele vem apresentando no Basel há três temporadas. Neste ano, por exemplo, ele soma 20 gols e duas assistências em 16 partidas disputadas pelo time suiço. Esse número, inclusive, representa o número de tentos marcados na temporada 2020/21, quando se tornou artilheiro brasileiro no futebol europeu, só que com 20 jogos a menos do que na última jornada européia.

“Apesar de nunca ter vivido na Europa, ele se adaptou muito bem e conseguiu fazer bons jogos. Nesta temporada 2021/2022 ele tem ido muito bem, tem feito o que ele mais sabe fazer, que são gols. Vamos torcer agora para que Tite possa se lembrar dele também nas próximas convocações”, comentou Hélio.

Essa será a segunda experiência de Arthur Cabral vestindo a camisa verde e amarela. Antes, no ano de 2019, ele atuou pelo time olímpico contra o Chile, pouco tempo após se transferir para a Suiça. Com a consolidação da chance mais esperada de sua ainda curta carreira, o atacante vai trabalhar para que, dentro das quatro linhas, possa coroar de vez a oportunidade recebida, com a bola rolando e — por que não? — balançando as redes.

*Com a colaboração de Mário Aguiar, da Rádio CBN Paraíba.