Guidetti celebra retorno de torcida, e prevê Unifacisa forte na temporada 2021/2022 do NBB

Técnico do Jacaré afirma que apoio da torcida, aliado à qualidade do elenco, será o motor da equipe para a atual temporada da elite do basquete nacional.

César Guidetti, técnico Unifacisa | Foto: Gabriella Tayane / Unifacisa

Após 19 meses de ausência, o torcedor do Basquete Unifacisa pode, caso se mantenha o atual decreto sanitário vigente em Campina Grande, reencontrar a equipe nas disputas do Novo Basquete Brasil (NBB), na temporada 2021/2022. Para o técnico César Guidetti, o retorno dos torcedores às arquibancadas da Arena do Jacaré é algo a ser celebrado e que, certamente, dará um ânimo a mais para a equipe paraibana.

Devido às restrições sanitárias que vieram junto com a pandemia da Covid-19, qualquer tipo de aglomeração de pessoas foi terminantemente proibido desde o decreto estadual promulgado ainda em março de 2020. De lá pra cá se passaram 19 meses até que o torcedor pudesse, através da determinação de autoridades sanitárias e epidemiológicas, reencontrar o seu time. Para Guidetti, ter o apoio das arquibancadas, aliado à força do elenco, certamente será um forte aliado na temporada.

— Sem dúvida nenhuma o fato de não ter podido jogar em nossa casa pesou muito na última temporada. A maior perda que tivemos foi a falta de nossa torcida, que é o mais importante. A gente sabe que aqui a torcida realmente se empolga, ela joga junto com o time, e isso vai ser um grande aliado nosso para a sequência que teremos— finalizou.

Essa será a terceira temporada do Basquete Unifacisa na elite do basquete brasileiro. Já familiarizado com o certame, onde, nas últimas duas edições conseguiu disputar os playoffs, a meta traçada para a temporada que se aproxima é a conquista de uma vaga na Copa Super 8, que dá a seu campeão uma vaga na Champions League das Américas. Este título, de acordo com Guidetti, deve ser o foco da sua equipe para 2021/2022.

— Fomos muito criteriosos na escolha dos jogadores. Procuramos trazer atletas especialistas nas suas posições e alguns que podem fazer duas ou três posições, acrescentando ainda dois jogadores estrangeiros ao elenco, um da Venezuela e um do Panamá. O projeto aqui é um projeto muito firme, muito sólido e os objetivos realmente são altos. A gente tem a meta de chegar entre as melhores colocações do NBB, de conquistar uma vaga na Copa Super 8, que é um torneio que tem no entre o turno e o returno, e tentar uma vaga em campeonatos internacionais. Elenco pra isso nós temos, estrutura pra isso nós temos e é importante sonhar alto, sonhar grande, sempre com os pés no chão, mas com essa montagem da equipe, com a comissão técnica e o apoio que a gente tem da diretoria eu eu tô muito confiante de alcançar essas metas — avaliou.

Guidetti celebra retorno de torcida, e prevê Unifacisa forte na temporada 2021/2022 do NBB
Foto: Gabriella Tayane / Basquete Unifacisa

César Guidetti assumiu o comando do Basquete Unifacisa na quinta rodada da última edição do NBB, substituindo Felipe Santana, que foi demitido após um mau início na competição. Logo, o comandante precisou utilizar o que tinha nas mãos e não esteve presente na montagem do elenco. Em 2021, Cesinha não só participou como indicou atletas para a diretoria da equipe, sendo, para ele, um dos diferenciais que poderão ser observados nos resultados dentro de quadra quando a bola for para o alto.

— A diferença é grande porque quando você tem oportunidade de iniciar uma temporada, escolher com calma jogadores que tenham um perfil que pode trazer uma consistência muito grande no trabalho. Você chegar no meio da temporada, precisa se adaptar a algumas situações, que na minha opinião, não são as ideais — afirmou.

O Basquete Unifacisa inicia a sua caminhada na 14ª edição do Novo Basquete Brasil no próximo dia 27 de outubro, quando encara, fora de casa, o Fortaleza Basquete Cearense, no clássico nordestino da elite do basquete.