Valendo o acesso à Série C, Campinense recebe o América-RN, no Amigão, neste sábado

Partida, que terá início às 17h30, marcará o reencontro do Rubro-Negro com seu torcedor após 19 meses. Após o empate por 0 a 0 na partida de ida, uma vitória basta para a Raposa voltar à Terceirona

Foto: Samy Oliveira / Campinense

Apenas 90 minutos separam o Campinense do tão sonhado retorno à Série C do Campeonato Brasileiro. E é visando sacramentar este retorno que a Raposa recebe na tarde deste sábado, no Amigão, em Campina Grande, o América de Natal, pelo jogo de volta das quartas de final da Série D. Nas arquibancadas, o torcedor raposeiro, após 19 meses de ausência, terá a missão de apoiar o seu clube durante toda a difícil adversário que virá até a Rainha da Borborema buscando também deixar a 4ª divisão do futebol brasileiro para trás.

A partida deste sábado já é vista como uma das mais importantes da história recente do Campinense, uma vez que, mesmo tendo batido na trave do acesso por duas vezes (em 2012 e em 2018), especialmente em 2021, com a quebra de sucessivos tabus pelo time e a superação alcançada após o início turbulento de temporada, fez o torcedor acreditar que este será o ano da consagração rubro-negra e que ao apito final da partida deste sábado, o grito do acesso que está entalado na garganta do raposeiro há uma década enfim será extravasado.

Valendo o acesso à Série C, Campinense recebe o América-RN, no Amigão, neste sábado
Ranielle Ribeiro, técnico do Campinense | Foto: Samy Oliveira / Campinense

Para a partida mais importante da Raposa na temporada, o técnico Ranielle Ribeiro deverá ter à sua disposição o que tem de melhor em seu elenco. Sem baixas confirmadas por lesão ou suspensão, a tendência é que o comandante raposeiro repita a base da escalação que foi a campo na Arena das Dunas, no último fim de semana. Com isso, a defesa, que teve ótima atuação contra o Dragão, deve ser mantida.

A única dúvida para a partida é o lateral-direito Denis, que acabou ferido na perna após o incidente com os torcedores do América-RN e precisou de atendimento médico para levar alguns pontos. No decorrer de toda a semana o atleta não participou dos treinamentos com a equipe e deve ser baixa para a partida. Por outro lado, o meia Dione, que não entrou em campo na partida de ida por apresentar uma contratura na coxa, está completamente recuperado e deve figurar no banco de reservas.

Com isso, a Raposa deve ir a campo com o futebol de: Mauro Iguatu; Felipinho, Michel Bennech, Ítalo e Filipe Ramon; Rafinha, Serginho e Marcelinho; Fábio Lima, Marcos Nunes e Anselmo.

E o adversário?

Em cinco anos na Série D, esta é a primeira vez que o América-RN decide o acesso longe de Natal. O “fantasma” das últimas participações precisa ser exorcizado e, para isso, é preciso acabar com um jejum diante do Campinense. Em três jogos na competição, foram dois empates e uma vitória paraibana, e o Alvirrubro não marcou gols nos confrontos.

Para o duelo, Renatinho Potiguar não deu sinais sobre a equipe que vai a campo, mas deve ter o retorno do lateral-esquerdo Leozinho, recuperado de lesão. Alvinho, que entrou no segundo tempo no duelo em Natal, deve ser titular em Campina Grande. Sem o goleiro Samuel Pires, suspenso, Reynaldo será o titular. Weslley Smith, que cumpriu suspensão no jogo de ida, deve ficar como opção.

Caso as expectativas se concretizem, o Dragão deverá buscar o acesso em Campina Grande com a seguinte escalação: Reynaldo, Iranilson, Jean Pierre, Rômulo e Leozinho; Wellington Cézar, Erick Varão, Esquerdinha e Mazinho; Luis Henrique e Alvinho.

Esquema de segurança reforçado

Valendo o acesso à Série C, Campinense recebe o América-RN, no Amigão, neste sábado
Reprodução / internet

Após o episódio lamentável de agressão envolvendo torcedores organizados do Mecão contra jogadores do Campinense após a última partida, criou-se o receio de uma represália em Campina Grande. Buscando evitar qualquer transtorno em torno desta questão e atendendo a um pleito Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) do Rio Grande do Norte que as forças de segurança do Estado da Paraíba decidiram, após reunião realizada na última quinta-feira, aumentar o efetivo de militares para a partida. De acordo com a corporação, cerca de 220 policiais militares formarão o corpo de segurança da partida, com policiamento a pé e motorizado. Além disso, 50 bombeiros também estarão presentes para auxiliar em eventuais ocorrências.

Transmissão

As emoções da partida poderão ser acompanhadas através do tempo real do ge Paraíba, que começa uma hora antes de a bola rolar no Amigão. Para os amantes da emoção do rádio, com a narração de Pedro Canísio, comentários de Leonardo Alves e reportagens de Afonso Carlos e Marcos Siqueira, a equipe da CBN Campina Grande estará ao vivo direto da maior praça esportiva da Rainha da Borborema para levar todos os lances da partida até o torcedor paraibano. O jogo também terá transmissão em vídeo pela plataforma Eleven Sports, da CBF.

Arbitragem

A Confederação Brasileira de Futebol escalou o trio de arbitragem paranaense  Paulo Roberto Alves Júnior, árbitro geral, Victor Hugo Imazu dos Santos e Sidmar dos Santos Meurer, assistentes, para comandar a partida decisiva entre paraibanos e potiguares neste sábado. Na sala do VAR, Adriano Milczvski estará no comando do árbitro de vídeo.