Em grande fase, Mauro Iguatu divide méritos com o elenco do Campinense

Goleiro tem sido um dos principais destaques da Raposa na campanha de acesso à Série C. Ele já defendeu cobranças e também converteu penalidades para conquistar a vaga.

(Foto: Samy Oliveira / Campinense)

A um passo de chegar a mais uma final de Série D do Campeonato Brasileiro, o goleiro Mauro Iguatu é, sem dúvida, um dos grandes nomes do Campinense na temporada. Somente na competição, o camisa 1 foi responsável por defender e também converter penalidades. Sobre o seu alto rendimento, ele reforçou que tudo é resultado de um trabalho coletivo, dividindo os méritos com os companheiros de equipe.

Mauro Iguatu ressaltou que, no mata-mata do acesso contra o América-RN, ele não chegou a defender uma penalidade, convertendo uma cobrança e se beneficiando do êxito dos companheiros, que garantiram a classificação para a semifinal e, consequentemente, para a Série B de 2022.

— O mérito aqui é dividido sempre. Eu não conseguiria nada sozinho. Da mesma forma que eu ajudo os companheiros, eles me ajudam. Você pode observar na cobrança dos pênaltis do acesso, eu não defendi nenhuma cobrança, mas eles conseguiram acertar as penalidades e terminou com a nossa classificação. Mas tudo é fruto do trabalho — disse Mauro.

Atlético-CE x Campinense, Série D semifinal ida,
Campinense e Atlético-CE empataram em 1 a 1, levando a decisão da vaga na final para o sábado (Foto: Samy Oliveira / Campinense)

Por sinal, para chegar onde chegou na Série D do Campeonato Brasileiro, o Campinense passou por duas decisões por pênaltis. A primeira foi logo na segunda fase, no primeiro mata-mata, contra o Sergipe. Naquela ocasião, Mauro Iguatu brilhou ao defender duas cobranças. Já nas quartas de final, diante do América-RN, o camisa 1 se destacou ao converter a penalidade que resultou no acesso do Rubro-Negro.

No sábado passado, o Campinense empatou em 1 a 1 com o Atlético-CE na partida de ida da semifinal. Na ocasião, Mauro Iguatu defendeu um pênalti que poderia ter resultado na derrota rubro-negra.

Por essas e outros, Mauro espera que o confronto com o Atlético-CE deste sábado, que é o da volta da semifinal, seja resolvido no tempo normal e com vitória da Raposa. No entanto, ele acredita que vai ser uma partida bem mais aberta que as demais que o clube encarou na Série D.

— Nós nos preparamos para cada situação de jogo. Eu espero um jogo mais aberto, pelo menos comparando com a partida contra o América-RN. Mas certamente espero passar despercebido dessa vez — confessou o camisa 1.
Atlético-CE x Campinense, Série D semifinal ida, Ranielle Ribeiro,
Ranielle Ribeiro busca levar o Campinense para a finalíssima da quarta divisão (Foto: Samy Oliveira / Campinense)
Com o empate na ida, o Campinense está a uma vitória de chegar a decisão da Série D pela primeira vez na história, se igualando aos paraibanos Treze (vice-campeão em 2018) e ao Botafogo-PB (campeão em 2013). Mauro Iguatu garante que o título é a cereja do bolo para clube e atletas que defendem o histórico elenco da Raposa.
Sobre o adversário da Raposa na semifinal, Mauro Iguatu admitiu que é uma equipe que exige cuidados para Ranielle Ribeiro e os seus comandados. O goleiro reconhece é o time da Raposa precisa deixar a vida em campo para conquistar a vaga na decisão. Caso contrário, ele acredita que a temporada vai chegar ao fim.
— É uma boa equipe, que tem o nosso respeito. Eles não chegaram aqui à toa. Eles cresceram na reta final, por isso, estamos muito cuidadosos para o jogo de sábado. Nós jogamos três jogos na competição contra eles e podemos explorar alguma falha que tenhamos detectado nessas partidas. Mas é uma equipe que nos deu trabalho e vai seguir dando. Mas vamos em busca de fazer um grande jogo. Eu acho que precisamos manter o foco e buscar fazer a melhor partida da temporada. Só assim conseguiremos a classificação para a final. Caso contrário, encerraremos o ano no sábado — cravou o goleiro.
Campinense treino
Campinense tenta chegar na final da Série D pela primeira vez na história (Foto: Samy Oliveira / Campinense)
Campinense e Atlético-CE se enfrentam neste sábado, às 16h, para decidir o primeiro finalista da quarta divisão nacional em 2021. A outra semifinal acontece no domingo, quando o ABC vai receber a Aparecidense no Estádio Frasqueirão, em Natal. O primeiro jogo foi vencido pelos goianos pelo placar de 4 a 2, encaminhando bem a vaga na finalíssima.