Netinho Marques iniciará, na França, o seu novo ciclo olímpico no taekwondo

Taekwondista paraibano vai disputar o França Open, na categoria para atletas com até 74kg.

Foto: Míriam Jeske / COB

Após a sua primeira participação em Olimpíadas, em Tóquio, Netinho Marques volta a correr em busca de mais uma vaga na maior competição do esporte do planeta. A disputa do França Open, que é uma competição que soma 10 pontos no ranking mundial, com sua estreia marcada para a próxima sexta-feira, acumula pontuação para que ele se candidate a estar nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2023.

Para esse torneio, Netinho vai concorrer na categoria de até 74kg. A estratégia incial é que ele evite um desgaste de perda de peso nesse novo ciclo, uma vez que esses pontos conquistados somam em sua categoria olímpica.

Recuperado de uma lesão no joelho, que o acometeu antes mesmo da disputa das Olimpíadas, o taekwondista paraibano fez atividades específicas para conseguir estar no Japão, mas só agora se sente 100% para competir em alto nível e buscar estar entre os principais do mundo na modalidade.

“Estou muito feliz de voltar aos tatames. Será minha primeira competição após os Jogos Olímpicos e quero voltar com tudo. Estou muito motivado. Junto com o meu treinador, Nicholas Pigozzi, optamos por nessa competição disputar uma categoria acima, é um desafio a mais, mas quero voltar bem. É um primeiro passo visando o próximo ano, que teremos muitas competições importantes. Meu objetivo é ficar entre os cinco do mundo até as próximas Olimpíadas”, disse.

Netinho Marques; Netinho Marques taekwondo; Edival Marques Neto
Foto: Míriam Jeske / COB

No momento, Netinho, que embarcou para a França nessa segunda-feira, é o oitavo colocado do ranking olímpico e mundial. Bem fisicamente e clinicamente, a expectativa é que ele volte às conquistas que o credenciaram a favorito ao pódio nas últimas Olimpíadas, em julho. Por lá, o taekwondista foi eliminado para o turco Hakan Recber por 25 a 18, ainda nas oitavas de final, na categoria até 68kg.