Botafogo-PB elimina Vitória nos pênaltis e se garante na Copa do Nordeste 2022

Paulo Gianezini, que até duas semanas era terceiro goleiro da equipe, entrou aos 49 minutos, defendeu um pênalti e converteu a cobrança que classificou o Belo.

Foto: Jhony Pinho / AGIF

O Botafogo-PB se garantiu na Copa do Nordeste da próxima temporada. Pelo nono ano consecutivo, o Belo disputará a fase de grupos da principal competição regional do país. E a classificação, contra o Vitória, no Barradão, foi dramática. Nos 90 minutos, a equipe comandada empatou por 2 a 2. Nos pênaltis, um herói improvável, chamado Paulo Gianezini, entrou em campo aos 49 minutos do segundo tempo para coroar o último objetivo do Alvinegro da Estrela Vermelha em 2021.

O primeiro tempo de jogo foi movimentado. Com algumas boas chances para os dois lados, com dois times se portando bem defensivamente e tentando encontrar o gol. No entanto, o Vitória saiu de campo para o intervalo com a vantagem de uma por 2 a 0, com gols marcados por Raul Prata e Fernando Neto.

O roteiro inicial da segunda etapa sinalizou um jogo morno, sem muitas emoções e com o Leão administrando o placar. Daí entrou em cena o técnico Gerson Gusmão, que colocou o meia Esquerdinha em campo. Foi dos pés do camisa 29 que saiu o cruzamento que resultou na cabeçada de Willian Machado, que diminuiu o placar aos 18 minutos. Quatro minutos depois, Esquerdinha recebeu perto da entrada da área e soltou um petardo. Lucas Arcanjo não espalmou bem e viu Welton testar a bola para o fundo das redes, empatando o confronto.

Botafogo-PB; Vitória x Botafogo-PB
Foto: Pietro Carpi / EC Vitória

Com o placar igualado, a partida se caminhava para as penalidades máximas. Foi aí que, aos 49 minutos do segundo tempo, Gerson Gusmão deu um voto de confiança ao goleiro Paulo Gianezini, que, até duas semanas, era o terceiro arqueiro do elenco. Ele entrou tão somente para a cobrança das penalidades. E não decepcionou. Raul Prata, Manoel, Thalisson Kelven, David e Wallace Reis marcaram as cinco cobranças do Vitória. Sávio, Esquerdinha, Cleyton, Tsunami e Welton marcaram as cinco investidas do Botafogo-PB.

A disputa, então, foi para as cobranças alternadas. Renan Luís, pelo Vitória, cobrou cruzado, forte, e o camisa 12 mergulhou para defender. Vibrou bastante. Até mais do que o instante posterior, quando marcou o gol da classificação, desaguou em lágrimas e foi tomado pelos abraços dos seus companheiros. Foi o carimbo da classificação do Alvinegro da Estrela Vermelha para a fase de grupos da Copa do Nordeste em 2022.

FICHA TÉCNICA

Vitória x Botafogo-PB, pela 3ª fase da pré-Copa do Nordeste
Local: Barradão, em Salvador
Horário: 21h
Gols: Raul Prata e Fernando Neto (V); Willian Machado e Welton (B)
Cartões: Eduardo (V); Esquerdinha (B)
Escalação do Vitória: Lucas Arcanjo, Raul Prata, Thalisson Kelven, Wallace Reis e Roberto (Renan Luís); João Pedro, Eduardo (Cedric), Bruno Oliveira (Alisson) e Fernando Neto; Fabinho (Soares) e David
Escalação do Botafogo-PB: Lucas (Paulo Gianezini), Sávio, Daniel Felipe, Willian Machado e Tsunami; Pablo, Juninho (Esquerdinha) e Tinga (Amaral); Luã Lúcio (Marcos Aurélio), Welton e Éderson (Cleyton)