Gerson Gusmão e Botafogo-PB vão se reunir nesta semana para discutir o futuro do treinador

Treinador termina a temporada bem avaliado no comando do Belo e vai conversar com o presidente Alexandre Cavalcanti até esta terça-feira. Diretoria deseja a permanência.

Gerson Gusmão elogia momento defensivo do Botafogo-PB (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)

Com o encerramento da temporada do Botafogo-PB, a diretoria já começa a trabalhar pensando em 2022. O principal objetivo para a reta final deste ano é mesmo definir quem vai comandar a equipe e, se depender do desejo de diretoria e torcida, o melhor nome é o do atual treinador, Gerson Gusmão. O gaúcho de Novo Hamburgo adiantou que vai conversar com Alexandre Cavalcanti, mandatário alvinegro, no início desta semana.

Em curto contato com a reportagem do Jornal da Paraíba, Gerson revelou que fica em João Pessoa até sábado, mas, antes disso, mais precisamente até terça-feira, deverá sentar para conversar com o presidente botafoguense Alexandre Cavalcanti.

— Ficamos de conversar [com Alexandre Cavalcanti] no início da semana, provavelmente na terça-feira — revelou.

Gerson Gusmão dirigiu o Botafogo-PB pela primeira vez em sua carreira. Ele chegou com a temporada em andamento, substituindo Marcelo Vilar, que não conseguiu engrenar em sua segunda passagem pelo Alvinegro da Estrela Vermelha. Rapidamente, o treinador gaúcho foi capaz de fazer a equipe ser competitiva e, mesmo sem um grande futebol, o Belo fez jogos seguros, regulares.

Gerson Gusmão
Gerson Gusmão deixou uma boa impressão em sua primeira temporada pelo Belo (Foto: Guilherme Drovas / Botafogo-PB)

No Campeonato Paraibano, o time foi semifinalista, sendo eliminado pelo Campinense nas penalidades na fase semifinal. Já na Série C do Campeonato Brasileiro, a outra competição em que Gerson dirigiu a equipe, o Botafogo-PB foi seguro, se mantendo no G-4 em quase toda a primeira fase. No quadrangular do acesso, o Belo chegou a rodada final na zona de classificação para a Série B de 2022, mas a derrota para o Ituano frustrou os planos paraibanos, que viram o Criciúma roubar a vaga.

A última impressão, porém, foi de alegria e esperança para o torcedor botafoguense. Afinal de contas, na última quinta-feira, o Belo foi capaz de reverter uma desvantagem de 2 a 0 para o Vitória em pleno Barradão, eliminando o Rubro-Negro na terceira e última fase da Pré-Copa do Nordeste. Com a vaga assegurada no Nordestão de 2022, o clube garante mais uma fonte de renda, além do desafio esportivo.

No desembarque em João Pessoa depois do épico duelo contra o Leão, Gerson disse que a classificação foi resultado de muito trabalho de um elenco que superou as suas limitações e foi capaz de bater um gigante do Nordeste brasileiro.

— Foi uma recompensa para esse grupo que trabalhou bastante. A gente sabe das nossas limitações, nunca escondemos isso de ninguém. Mas uma coisa a gente sempre viu dentro do dia a dia no trabalho, que foi a dedicação dos atletas — disse o técnico.

Paulo Gianezini foi o cara do Botafogo-PB na classificação diante do Vitória
Com show do goleiro Paulo Gianezini, Botafogo-PB terminou 2021 comemorando a vaga na Copa do Nordeste 2022 (Foto: Jhony Pinho / AGIF)

Pelo Botafogo-PB, Gerson Gusmão comandou a equipe 37 vezes, acumulando 14 vitórias, 18 empates e cinco derrotas, um aproveitamento de 54,05%. É com a esperança dessa regularidade que a diretoria alvinegra deseja que o técnico siga na Maravilha do Contorno em 2022. Porém, a realidade é que não vai ser simples, já que o treinador deve receber sondagens de outras equipes, como aconteceu durante a campanha da Série C de 2021, quando ele estava à frente do Belo.

Tsunami deixa o Botafogo-PB

Enquanto a prioridade do Botafogo-PB parece mesmo ser a permanência do técnico Gerson Gusmão, um nome do elenco anunciou que está deixando a Maravilha do Contorno. É o lateral-esquerdo Tsunami, que agradeceu ao clube em uma rede social. O jogador foi contratado pelo Belo para a disputa da campanha em 2021, disputou 35 jogos e marcou dois gols. A tendência é que o defensor siga para o futebol da Bulgária para jogar no Levski Sofia.

Tsunami é mais um a deixar o Botafogo-PB. Antes dele, o clube havia anunciado a saída de oito jogadores. Foram eles: os goleiros Felipe, Rhuan e Jean; o zagueiro Fred; o lateral-esquerdo Gabriel Araújo; o meia Clayton; e os atacantes Juba e Itamar.