Paraíba vai tentar, em São Paulo, melhorar seu desempenho nas Paralimpíadas Escolares

Na última edição do evento, em 2019, o estado acabou na 6ª colocação no quadro geral de medalhas. Abertura da atual edição acontece nesta terça-feira.

Foto: divulgação / Sejel

As Paralimpíadas Escolares 2021 já estão a todo vapor em São Paulo, onde a delegação paraibana, composta por 80 membros, entre paratletas, técnicos e dirigentes, vai em busca de melhorar a marca alcançada na última edição da competição. Em 2019, o time da Paraíba terminou na sexta colocação no quadro geral de medalhas, e foi o primeiro entre os estados do Norte e Nordeste. A abertura oficial do evento acontece na noite desta terça-feira, mas a primeira parte das disputas já estão acontecendo desde a última segunda-feira.

Essa primeira parte da competição consiste em testes para a classificação funcional dos paratletas, que vai dizer em qual classe cada um competirá. No evento, além da divisão por faixa etária, também existem algumas especificidades de acordo com o grau de deficiência de cada participante. Passado esse primeiro momento, nesta quarta-feira as competições começam de fato. Mas, antes disso, na noite desta terça-feira, será realizada a cerimônia de abertura, que não receberá público, para evitar aglomeração, sendo transmitida pelos canais oficiais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), organizador do evento.

Paraibanos paralimpíadas
(Foto: Iago Sarinho)

Por não terem acontecido as competições seletivas neste ano e existirem restrições de treinamento para os paratletas, por conta da pandemia, ainda existe uma dúvida sobre como será o desempenho dos representantes paraibanos no evento, mas, ainda assim, o coordenador do paradesporto da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) do estado, Jean Klaud Azevêdo, tem a expectativa de que os representantes paraibanos consigam melhorar a classificação geral, em relação à última edição da Paralimpíadas Escolares.

“Apesar dessas dificuldades, estamos muito confiantes em relação ao que nossa equipe será capaz de fazer. Acreditamos que vamos brigar para melhorar o nosso desempenho geral e devemos ter um número de medalhas muito positivo”, disse o coordenador.

A delegação paraibana competirá em nove modalidades: badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, paratletismo, judô, natação, tênis de mesa e parataekwondo. A maior expectativa de medalhas é no paratletismo, pois a Paraíba tem um enorme histórico de revelar grandes talentos em Paralimpíadas Escolares, a exemplo de Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m da classe T47 para atletas amputados de braço abaixo do cotovelo.