Ranking CBF: Flamengo no topo e Botafogo-PB melhor do estado

Além do Alvinegro de João Pessoa, na 51ª posição, constam na lista Treze (67ª), Campinense (72ª), Sousa (143º), Atlético-PB (170º) e Serrano-PB (185º).

Foto: Talita Gouvêa

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou na noite dessa quinta-feira (17) o Ranking Nacional de Clubes, com a pontuação das equipes ao fim do ano de 2022. O Flamengo, vice-campeão brasileiro, segue isolado na primeira colocação, seguido por Palmeiras, bicampeão da Libertadores, e pelo Atlético-MG, do paraibano Hulk, campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Na Paraíba, o Botafogo-PB, mais uma vez, segue como o melhor ranqueado, na 51ª posição.

Com um total de 239 clubes registrados no ranking, a CBF leva em conta o recente desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais presentes no calendário do futebol sul-americano. O Flamengo, que conquistou a Supercopa do Brasil em 2021, segue na ponta com 17.054 pontos conquistados. O Atlético-MG, que tem 14.572 pontos, pulou da nona para a terceira colocação (apenas 12 a menos do que o Palmeiras, segundo colocado). Outro grande salto foi do Fortaleza, que, após uma temporada irretocável, quando foi 4º lugar na Série A, saiu do 18º para o 11º lugar no RNC.

Matheus Régis Campinense
Vice-campeão da Série D e Campeão Brasileiro, Raposa segue na 72ª posição no Ranking da CBF (Foto: Samy Oliveira / Campinense)

Na Paraíba, o Botafogo-PB, pela quinta vez consecutiva, segue como o paraibano melhor colocado. No entanto, em relação à última atualização do ranking, em 2020, o Belo caiu da 49ª para a 51ª posição, com 2.227 pontos. O Treze, apesar da temporada 2021 abaixo da crítica, segue como a segunda equipe do estado com melhor posição. O Galo da Borborema está atualmente na 67ª posição, com 1.374 pontos, uma queda de duas posições em relação a 2020, quando ocupava a 65ª posição.

Campeão paraibano e vice-campeão da Série D, o Campinense, de acordo com a atualização da CBF, ocupa a 72ª posição, com 1.191 pontos, mesma posição da última temporada, mas agora com 174 pontos a mais.

No complemento da lista, apenas mais três paraibanos aparecem. Em quarto lugar, no recorte estadual, aparece o Sousa, atual vice-campeão do Campeonato Paraibano, na 143ª posição e 307 pontos. Na 170ª colocação, empatado com outras oito equipes, está o Atlético de Cajazeiras, com 204 pontos.

O Serrano-PB é o último paraibano que aparece no Ranking Nacional de Clubes. Com 153 pontos, o Lobo da Serra figura na 185ª colocação na lista.

Ranking Nacional de Federações

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nessa quinta a nova atualização do Ranking Nacional de Federações. A Federação Paulista figura, mais uma vez, na ponta, seguida pela Federação Carioca. A mudança mais significativa enxergada foi a Federação Gaúcha assumindo a terceira posição, que pertencia à Federação Mineira. A Federação Paraibana, com 5.456 pontos, permanece na 16ª colocação, a mesma do último ranqueamento.