Ministério Público e Polícia Militar reúnem torcedores e apresentam aplicativo que fará cadastro de organizadas

Ferramenta ainda está sendo produzida e será utilizada para cadastramento das torcidas organizadas de futebol no estado.

Divulgação

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e representantes da Polícia Militar apresentaram, na manhã desta quinta-feira, em reunião realizada de maneira remota, o aplicativo SAC (Sistema de Serviço ao Cidadão), que será utilizado em breve para cadastramento das torcidas organizadas de futebol na Paraíba.

O coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), o procurador de Justiça Valberto Lira, falou que o cadastramento das torcidas organizadas é obrigatório, conforme prevê o Estatuto do Torcedor, e que o aplicativo vai facilitar o gerenciamento delas. 

Nele, os torcedores podem sugerir aprimoramentos da ferramenta. Ainda segundo Valberto Lira, enquanto o aplicativo ainda não está ativo, o cadastro deverá ser feito como nos anos anteriores, com o preenchimento de formulários e envio por email para o Nudetor. 

Participaram da reunião o tenente Diógenes Sousa, chefe do setor de tecnologia da informação da PM, o tenente Jovennan Ramalho, analista de sistema da PM, e o desenvolvedor Flávio Teodósio. Eles fizeram a apresentação do aplicativo, que está em fase inicial de desenvolvimento. 

Foi exposto o protótipo do primeiro serviço do SAC, que diz respeito ao cadastro do torcedor, através do qual serão inseridos dados pessoais, documentos, fotos e endereço de cada torcedor. Participaram da reunião representantes de torcidas organizadas de Campinense, Botafogo-PB, Sousa e Nacional de Patos.  

Conforme os representantes da PM, além do cadastro, a ferramenta terá a carteira digital do torcedor (que poderá ser apresentada em situações necessárias) e o recursos de gerenciamento da torcida, que será disponibilizado para os líderes das agremiações. 

O calendário oficial do futebol paraibano, em estádios da Paraíba, começa no dia 25 de janeiro, quando o Botafogo-PB estreia pela Copa do Nordeste, recebendo o Sergipe, no Estádio Almeidão. Até o momento, a praça esportiva não tem laudos atualizados, que liberam seu uso para jogos com torcidas.