Mazinho analisa fase da Seleção de Tite, prevê boa disputa na Copa do Catar e acredita que Hulk será convocado

Tetracampeão em 1994 conversou com a reportagem do Jornal da Paraíba e aposta que time brasileiro tem total condição de conquistar o hexa. Ele também reforçou a torcida pelo craque do Atlético-MG na lista final.

(Foto: Getty Images)

Se depender da experiência de quem já foi campeão do mundo com a Seleção Brasileira, o time comandado por Tite tem tudo para brigar e conquistar o hexacampeonato em 2022 no Catar. Essa é a avaliação de Mazinho, tetra em 1994 numa geração que também contava com Romário, Bebeto e Taffarel. O paraibano de Santa Rita aposta que, mesmo sem encantar, a equipe pode evoluir e chegar bem cotada na competição que começa em novembro. Além disso, o ex-jogador destacou o rendimento de Hulk no futebol brasileiro endossar o coro pela convocação do conterrâneo para o Mundial.

De Barcelona, onde mora, Mazinho conversou com a reportagem do Jornal da Paraíba para o especial de 35 anos das TVs Cabo Branco e Paraíba. Ele ressaltou que chegar desacreditado à Copa do Mundo não é bem um problema para o Brasil, como não foi em 1994 e em 2002. E ele também lembrou que o time de 2006 chegou como o grande favorito, mas não passou das quartas de final.

“O Brasil sempre sai desacreditado. Eu acho que a última vez que fomos como grandes favoritos foi em 2006. Era um time maravilhoso que não conseguiu passar das quartas de final. Então eu acredito que o Brasil sabe sair dessa situação e conseguir brigar pelo título. A matéria-prima é muito boa”, disse o ex-jogador.

Mazinho
Com experiência de campeão mundial, Mazinho acredita no hexa da Seleção em 2022 (Foto: Ivan Raupp / ge)

No início dos anos 90, Mazinho fez parte de uma equipe que sofreu para conseguir se classificar para a Copa do Mundo de 1994. Já no Mundial, o time de Carlos Alberto Parreira conseguiu se sobressair e, liderado por Romário, desbravou seleções como: Estados Unidos, donos da casa, Holanda, Suécia e a Itália, para se consagrar tetracampeão do mundo.

Depois disso, o Brasil conseguiu ainda mais um vice-campeonato e um título, que aconteceu em 2002. Contudo, nas últimas quatro edições da Copa do Mundo, a Seleção não conseguiu mais chegar à decisão, sendo eliminado por equipes da Europa.

Para 2022, o Brasil conseguiu bons resultados nas Eliminatórias, carimbando a vaga na Copa do Catar com antecedência. Nas duas Copas Américas em que jogou, em 2019 e 2021, os comandados de Tite conquistaram o título na primeira e ficaram com o vice na segunda. Apesar do longo trabalho, o treinador ainda busca o equilíbrio perfeito para chegar ao Mundial preparado. Até lá, tem a reta final dos confrontos eliminatórios, além de amistosos.

Seleção Brasileira, Copa 2006
Seleção chegou ao Mundial de 2006 como favorita, caiu nas quartas de final e não deixou saudade (Foto: Ina Fassbender / Reuters)

Inclusive, na última quinta-feira Tite fez a primeira convocação neste ano de Copa do Mundo. O treinador anunciou a lista para os jogos contra Equador, no dia 27 de janeiro, e Paraguai, em 1° de fevereiro. Os dois confrontos são válidos pelas Eliminatórias.

Confiança na convocação de Hulk para a Copa

Natural de Santa Rita, município localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, Mazinho é o único paraibano campeão do mundo até hoje. Mas ele espera que o seu legado seja repetido em breve. É que o ex-jogador enxerga que o atacante Hulk, craque da temporada passada do futebol brasileiro, pelo Atlético-MG, se repetir o bom rendimento em 2022, possui grandes chances de figurar na lista de convocados do técnico Tite para a Copa do Catar.

“Eu tenho certeza que sim. Acho que o Brasil já rompeu essa barreira de que jogador com 30 e poucos anos não pode estar na Seleção. A Seleção precisa entender os jogadores que estão em momentos maravilhosos, como é o caso de Hulk. Ele é o melhor jogador do futebol brasileiro, é artilheiro e é campeão. No nível que jogou em 2021, ele tem grande possibilidade de ir para a Copa do Mundo. E, quem sabe, ele não se torna o segundo paraibano campeão mundial”, afirmou Mazinho.

Hulk, atacante do Atlético-MG
Campeão e consolidado como prêmios individuais, Hulk mira disputar a sua segunda Copa do Mundo (Foto: Robson Mafra / AGIF)

Aos 35 anos, Hulk é de Campina Grande e vive realmente uma grande fase na carreira. Artilheiro e campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil com o Galo, o jogador foi tão bem que chegou a ser convocado por Tite, mas atuou apenas poucos minutos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Por sinal, o camisa 7 atleticano já tem experiência na competição, pois jogou em 2014.

Contudo, apesar da extraordinária campanha que fez em 2021, pelo Atlético-MG, e da torcida de Mazinho para vê-lo na Seleção, Hulk não foi convocado por Tite para estes primeiros jogos do ano em que o técnico e seus escolhidos buscarão no Catar o hexa para o Brasil.