FPF-PB espera sinalização da CBF para apresentar a tabela detalhada do Campeonato Paraibano 2022

Gustavo Trindade, diretor de competições da federação, afirma que divulgação do calendário do estadual depende da sequência dos jogos da Copa do Nordeste, que tem Botafogo-PB Campinense e Sousa na disputa.

(Foto: Reprodução / TV Cabo Branco)

Restando poucos dias para o início do Campeonato Paraibano de 2022, a tabela detalhada da competição ainda não foi divulgada. Mas de acordo com o diretor de competições da entidade, Gustavo Trindade, isso deve ser solucionado no início da próxima semana. É que a Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) está aguardando a CBF indicar os detalhes das próximas rodadas da Copa do Nordeste, pois, até então, apenas as duas primeiras rodadas foram definidas.

O Campeonato Paraibano de 2022 vai começar no dia 3 de fevereiro. E Gustavo garante que o início da semana que vem é o limite para a FPF-PB apresentar os detalhes da tabela daquela que vai ser a 112ª edição do estadual.

“Estamos esperando a CBF divulgar as demais datas da Copa do Nordeste, porque só divulgou as duas primeiras rodadas até aqui. Mas eu acredito que, no mais tardar, no início da próxima semana a gente consegue divulgar a tabela detalhada do Campeonato Paraibano”, cravou o diretor de competições da FPF-PB.

A fase de grupos da Copa do Nordeste, por sinal, começa neste fim de semana. Os paraibanos que a disputam são: Botafogo-PB, Campinense e Treze. Pelo que foi divulgado pela CBF até aqui, o Belo entra em campo nos dias 26 (Sergipe) e 30 (CSA). Já a Raposa jogará nos dias 25 (Náutico) e 29 (Bahia). Por fim, o Dinossauro começa a sua caminhada no regional neste domingo, dia 23 (CSA) e depois joga novamente no dia 30 (Fortaleza).

Confiança x Sousa, Pré-Copa do Nordeste
Junto com Campinense e Botafogo-PB, o Sousa é um dos representantes paraibanos no regional (Foto: Lucas Almeida / Confiança)

Vale relembrar que a edição deste ano do Campeonato Paraibano volta a contar com 10 times. No ano passado, foram apenas oito, já que não houve 2ª divisão em 2020 e, consequentemente, acesso à elite. No novo formato, as 10 equipes foram distribuídas em dois grupos de cinco, com os confrontos sendo nas próprias chaves. Sendo assim, em cada rodada, dois times vão folgar, um de cada grupo.

Questionado sobre a possibilidade de desmembrar as rodadas, como foi feito no ano passado, para privilegiar os torcedores que vão acompanhar a transmissão do Jornal da Paraíba, que exibirá todas as 49 partidas do Campeonato Paraibano via streaming, Gustavo afirmou que isso novamente deve acontecer.

“É um quebra-cabeça bastante pesado para a gente que compõe a diretoria. Mas a gente consegue fazer, com muito esforço, desmembrar os jogos por rodada. Isso para que o torcedor possa assistir o campeonato com tranquilidade e se divertir desde o início com o campeonato”, revelou o dirigente.

bola-campeonato-paraibano-2021
Campeonato Paraibano de 2022 começa no dia 3 de fevereiro (Foto: Cristiano Sacramento / Internacional-PB)

Inclusive, na tabela básica divulgada após o congresso técnico, os jogos das 10 rodadas nos grupos estão com as mesmas datas, por exemplo, na primeira, tanto o Grupo A quanto o B jogaria no dia 3 de fevereiro. Isso vai mudar, com as partidas sendo distribuídas pelos dias.

O Campeonato Paraibano de 2022 vai ser composto da seguinte forma na primeira fase: o Grupo A conta com Atlético-PB, Auto Esporte-PB, Botafogo-PB, São Paulo Crystal e Sousa; já o Grupo B conta com CSP, Campinense, Nacional de Patos, Sport-PB e Treze.

Dos cinco de cada chave, os líderes se classificarão direto para a fase semifinal, enquanto segundos e terceiros vão disputar uma repescagem, assim como foi no ano passado. Já os lanternas dos grupos estarão rebaixados para a Segundona de 2023.