Botafogo-PB tem dois jogadores com ciclo vacinal incompleto, e busca liberação no STJD para escalar a dupla contra o Sergipe

Belo quer que decisão favorável ao CSA, que liberou que o clube escalasse atletas ainda sem o ciclo completo de vacinação, se estenda aos demais clubes do torneio.

Foto: Edgley Lemos / ge

O Botafogo-PB tem dois atletas que não cumpriram todo o ciclo vacinal para poderem estar aptos a jogar com a camisa do clube na temporada. É que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que, para atuar em competições da CBF, todo atleta terá que ter as duas doses da vacina contra a Covid-19 tomadas — ou a dose única em caso de vacinas de uma só dose  — há mais de 14 dias. Com isso, a princípio, o Alvinegro não poderá ter dois jogadores para a sua estreia na temporada, diante do Sergipe, nesta quarta-feira. Mas o clube entrou com uma ação no STJD para que possa utilizar os atletas.

O clube não divulgou quem são os jogadores, alegando que essas informações sobre as vacinações são de ordem pessoal. De todo modo, a diretoria do Botafogo-PB ainda espera contar com eles no jogo da primeira rodada da Copa do Nordeste. Isso porque o clube quer que uma decisão favorável ao CSA se estenda a todos os clubes da Copa do Nordeste.

O clube alagoano entrou com uma ação nesse fim de semana e conseguiu uma liminar que liberou que o time utilizasse seus atletas que tomaram a segunda dose há menos de 14 dias. Alguns desses jogadores atuaram contra o Sousa, na derrota do clube alagoano para o Dinossauro na noite desse domingo, no Estádio Marizão. 

E não é só o Botafogo-PB que quer que essa decisão tenha efeito para outras equipes. Os clubes alegam que a CBF enviou o protocolo médico para os clubes apenas um dia antes do início da Copa do Nordeste, que começou no último sábado.

Há uma movimentação de vários clubes nordestinos, que disputam a primeira competição CBF da temporada, a Copa do Nordeste, para entrarem com um pedido à CBF para que o guia médico só entre em vigor 15 dias após o envio do guia aos clubes.

O Botafogo-PB estreia pela Copa do Nordeste nesta quarta-feira, diante do Sergipe, em João Pessoa, no Estádio Almeidão. Pelo menos até o momento. É que o jogo pode ser adiado, caso a CBF atenda o pedido do Alvirrubro, que tem 16 jogadores positivados para Covid-19, além de cinco membros da comissão técnica. Até a publicação desta matéria, o jogo segue mantido para mesma data e local.