Estreia do Sousa na Copa do Nordeste de 2022 teve feito histórico: foi a primeira vitória do time na história da competição

Na primeira participação do Alviverde sertanejo na competição regional, em 2013, a equipe terminou a fase de grupos com apenas dois pontos conquistados em seis partidas disputadas.

Foto: Divulgação / Sousa

O Sousa realizou na tarde desse domingo, no Marizão, a sua primeira partida oficial da temporada. O adversário foi o tradicional CSA, equipe de Série B do Brasileirão, pela estreia dos times na edição 2022 da Copa do Nordeste. Ao fim da partida a vitória por 1 a 0 contra o Azulão do Mutange, com gol de Rodrigo Poty, veio carregada de muito simbolismo, uma vez que foi o primeiro triunfo sousense na história da competição da qual fez a sua primeira aparição em 2013.

Criada em 1994, a Copa do Nordeste passou por altos e baixos até se firmar no calendário nacional. Passando por períodos de cancelamentos e retornos nas últimas décadas, a “Lampions League”, como é carinhosamente apelidada, acontece de forma ininterrupta desde 2013, quando retornou ao calendário nacional, sendo esta, inclusive, a maior sequência do torneio desde a sua criação.

Sousa Sport 2013
Sousa estreou na Copa do Nordeste de 2013 com um empate por 1 a 1 contra o Sport Recife (Foto: Jefferson Emmanuel / Sousa)

A temporada de 2013 do Nordestão, inclusive, foi emblemática para os torcedores paraibanos, uma vez que, além de ter trazido um título inédito para o estado com o Campinense erguendo a taça na decisão contra o Asa de Arapiraca, promoveu a estreia de outra equipe tradicional no futebol do estado na competição. O Sousa disputou aquela edição da Copa do Nordeste graças ao vice-campeonato paraibano conquistado no ano anterior, quando perdeu a final para a Raposa — conjuntura igual a desta temporada.

A Copa do Nordeste à época era disputada em formato totalmente distinto do atual. Diferentemente dos dois grupos com oito equipes cada que temos hoje, os classificados naquele momento eram dispostos em quatro grupos com quatro times cada, classificando-se às quartas de final os dois primeiros colocados. Em 2013 o Sousa ficou alocado no Grupo B, ao lado de SportFortaleza Confiança-SE.

Sousa x Fortaleza 2013
Também no Sertão paraibano, o Sousa foi derrotado por 1 a 0 pelo Fortaleza (Foto: Jefferson Emmanuel / Sousa)

O bom empate por 1 a 1 contra o Leão da Ilha logo na estreia, em partida realizada no Marizão no dia 20 de janeiro de 2013, certamente deu esperança ao torcedor alviverde de que a equipe poderia fazer bonito na competição. No entanto, na sequência do campeonato o que aconteceu foi o inverso, uma vez que na sequência vieram duas derrotas consecutivas — para o Fortaleza, por 3 a 0, fora de casa, e para o Confiança-SE, por 1 a 0, no Marizão. O segundo ponto sousense só viria ser conquistado na quarta rodada, após o empate contra o Dragão sergipano por 2 a 2, no Batistão

As duas rodadas finais daquela fase de grupos foram duras para o Sousa, que perdeu em casa para o Fortaleza, naquele momento ainda na Série C do Brasileirão, por 1 a 0, e em sua despedida foi goleado pelo Sport por 6 a 1, na Ilha do Retiro. Essa derrota para os pernambucanos, inclusive, foi a maior goleada registrada naquela edição do torneio. Encerrava-se assim a melancólica aparição do Dino na Copa do Nordeste de 2013, com quatro derrotas, dois empates e o sonho de uma vitória que só viria a se concretizar nove temporadas depois.