Timemania: Campinense vai participar da loteria pela primeira vez; Treze quase fica de fora, mas permanece

A partir de 2 de maio deste ano, o Campinense pela primeira vez vai poder ser apostado na loteria por sua torcida. Botafogo-PB continua e o Treze entrou como o último clube do país a ter direito.

(Foto: Lucas Santos/DCI)

Pela primeira vez na história da Timemania, uma das loterias esportivas organizadas pelo Governo Federal, que foi criada em 2007, o Campinense vai constar com um dos times do coração, apto a ser escolhido pelo torcedor no volante da loteria. Com a mudança da lei da Timemania, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no ano passado, mudando critérios de participação na loteria, a Raposa foi contemplada e agora é um dos 80 clubes participantes.

Até o ano passado, os 80 clubes eram fixos. Os representantes paraibanos que poderiam ser assinalados como time do coração pelo apostador ou apostadora eram Treze e Botafogo-PB. Agora, de dois em dois anos, clubes podem entrar e sair da lista, a depender das suas situações no cenário nacional, de acordo com critérios novos.

Esses critérios quase tiram o Treze da lista dos 80 para o biênio 2022/2024, que começa no dia 2 de maio. O Campinense entrou por ser um dos 20 clubes da Série C do Campeonato Brasileiro. Já o Botafogo-PB permaneceu pelo critério de maior campeão estadual do seu estado. O Treze só foi entrar na lista para esse biênio pelo ranking nacional, que é o último critério de entrada. Dentro desse critério, o Galo foi exatamente o 80º clube da sequência, o último, portanto. 

O Alvinegro de Campina Grande que, desde 2007, tem ótimas performances na loteria. O clube fica sempre, ao fim da temporada, dentro das 20 primeiras posições do ranking acumulado, o que vinha fazendo o Galo fazer parte do chamado Grupo 1 e ter acesso sempre à maior fatia dos repasses da loteria, que foi criada para ajudar os clubes do país a pagar dívidas com a União. 

Para o próximo biênio, no entanto, também foram modificados os critérios dos repasses. Agora, 11% do arrecadado pela loteria será dividido igualmente entre todos os clubes. Outros 11% serão distribuídos proporcionalmente de acordo com a quantidade de apostas de cada time, como “time do coração”.