Guidetti quer utilizar partidas restantes da temporada regular do NBB para fazer equipe entrar no ritmo dos playoffs

Três dos próximos seis jogos do Jacaré no torneio serão contra os três primeiros colocados da tabela. Meta para técnico da equipe paraibana é fazer comandados entrarem no clima dos playoffs.

César Guidetti, técnico Unifacisa | Foto: Gabriella Tayane / Unifacisa

Ainda faltam seis jogos para o fim da temporada regular do Novo Basquete Brasil (NBB), mas o técnico do já classificado Basquete Unifacisa, César Guidetti, enxerga nos compromissos a possibilidade de fazer a sua equipe entrar no ritmo dos playoffs. Para o comandante da equipe paraibana, a classificação antecipada pode dar ao seu time a possibilidade de trabalhar os próximos jogos com uma mentalidade diferente da vista até o momento na competição.

Esta será a terceira vez em três temporadas na elite do basquete nacional que a Unifacisa se classifica para os playoffs. A meta para 2021/2022 é, pela primeira vez, fazer com que a equipe paraibana chegue às quartas de final. Para tal, de acordo com Guidetti, é necessário, além de uma evolução técnica e tática, uma mudança de mentalidade uma vez que, para o comandante do Jacaré, a fase de mata-mata é totalmente diferente da temporada regular.

“Estamos voltando os trabalhos para a procura de evoluirmos tecnicamente e taticamente. E estamos conseguindo identificar essa evolução nos treinos. Tenho comentado com os atletas que temos que tentar subir de nível para encarar essa sequência final do segundo turno e também dos playoffs. Estamos preparando o psicológico dos jogadores, uma vez que partidas de playoffs são diferentes dos jogos de temporada regular. A intensidade, a vontade, é tudo diferente. Temos que adquirir essa mentalidade já agora para criarmos essa identidade a partir de agora”, pontuou.

Basquete Unifacisa x Mogi das Cruzes NBB
Ainda restando seis jogos a serem feitos na temporada regular, Unifacisa já trabalha de olho no mata-mata do NBB — Foto: Gabriella Tayane / Basquete Unifacisa

Muito pela dificuldade dos compromissos, o técnico César Guidetti tem buscado extrair o máximo dos trabalhos com seus comandados, uma vez que os resultados positivos nesta sequência podem ajudar o time a conquistar o seu principal objetivo que é, neste momento, terminar a temporada regular próximo ao G-4 e, com isso, decidir em casa as partidas decisivas dos playoffs.

“Claro que nosso objetivo é alcançarmos as primeiras quatro posições, mas sabemos que a essa altura do campeonato é uma missão muito difícil. Por isso, enxergamos que uma posição que nos permita fazer os jogos decisivos dos playoffs em casa é primordial. Teremos três jogos em sequência contra os três primeiros colocados da competição. Por isso, tenho buscado trabalhar o psicológico dos jogadores para que eles enxerguem cada jogo como uma decisão de campeonato. Agora cada resultado positivo para nós é importante e, independentemente do adversário, nós vamos respeitá-los, mas, claro, buscar o resultado”, afirmou.

UNIFACISA X MOGI Foto Orlando Bento MTC
Minas e Unifacisa se enfrentaram em partida marcada pelo equilíbrio no primeiro turno — Foto: Crédito: Orlando Bento/MTC

A Unifacisa volta à quadra na próxima sexta-feira, quando, na Arena Unifacisa, o Jacaré medirá forças com o Minas Basquete, atual segundo colocado do NBB. No primeiro turno, em Belo Horizonte, a Onça venceu os paraibanos por 71 a 68 em partida marcada pelo equilíbrio, uma vez que o primeiro tempo terminou empatado pelo placar de 31 a 31.