Ministério Público da Paraíba recomenda veto de torcida do Náutico na partida contra o Botafogo-PB, pelo Nordestão

De acordo com documento assinado pelo procurador Valberto Lira, recomendação se dá após recorrentes episódios de violência nos estádios envolvendo membros da torcida alvirrubra.

Foto: Raniery Soares / ge

A Comissão Estadual de Combate à Violência nos Estádios da Paraíba, vinculada ao Ministério Público da Paraíba (MP-PB) emitiu na manhã desta terça feira uma recomendação aos órgãos de segurança do estado vetando a presença de torcedores do Náutico nas arquibancadas do Almeidão na partida contra o Botafogo-PB nesta quarta-feira, válida pelas quartas de final da Copa do Nordeste.

O documento, assinado pelo procurador de justiça do estado e coordenador da comissão, Valberto Lira, considera, entre outros pontos, que “o Estatuto do Torcedor prevê que a Torcida Organizada que, em evento esportivo, promover tumulto, praticar ou incitar violência, ou invadir locais restritos será impedida, assim como seus associados ou membros, de comparecer a eventos esportivos pelo prazo de três anos”.

Recomendação Ministério Público Torcidas
Recomendação do Ministério Público da Paraíba foi encaminhada aos órgãos de segurança na manhã desta terça-feira — Foto: Reprodução / Redes Sociais

A recomendação revela ainda que a Torcida Organizada responde civilmente, de forma objetiva e solidária, pelos danos causados por qualquer dos seus membros ou associados no local, nas imediações ou no trajeto de ida e/ou volta do evento esportivo. Pontua-se ainda que a decisão acontece uma vez que, “corriqueiramente, torcidas ligadas às cores do Clube Náutico Capibaribe tem se envolvido em atos de violência e vandalismo, conforme noticiado amplamente pelas mídias”.

Com isso, o MP-PB recomenda à Polícia Militar da Paraíba, ao Corpo de Bombeiros e todos os órgãos envolvidos na segurança do confronto que proíbam a entrada de torcedores portando qualquer ítem que possam identificá-los como adeptos do Timbu, como, por exemplo, camisas do clube, charangas, bandeiras ou faixas

Para embasar a decisão, o procedimento administrativo ainda anexa notícias de jornais e portais remetendo à episódios de violência envolvendo a torcida do Náutico. Um deles contra o Campinense, na partida de estreia das equipes na atual edição da Copa do Nordeste, onde torcedores organizados das duas agremiações entraram em atrito nas imediações do Estádio dos Aflitos, em Recife.

Venda de ingressos

O Botafogo-PB, mandante da partida, iniciou a venda de ingressos para o jogo contra o Náutico na segunda-feira. Através das redes sociais, onde foi disponibilizado os pontos de comercialização e também valores das entradas, o clube não deixou claro se já havia destinado alguma carga para a torcida alvirrubra.

Botafogo-PB ingressos
(Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Recentes casos de violência entre torcidas

Nos últimos dias uma série de casos de violência entre torcedores têm sido registrados na Paraíba. O último deles foi no último sábado, quando no Estádio Amigão, em Campina Grande, torcedores do Campinense e do Ceará se enfrentaram antes e depois de a bola rolar pela última rodada da fase de grupos do Nordestão.

Confusão torcidas Campinense Náutico
Torcedores do Náutico entraram em confronto com torcedores do Campinense, ainda na primeira rodada do Nordestão (Foto: Reprodução)