Um ano após estrear pelo Botafogo-PB, Gerson Gusmão tem boas campanhas no histórico, mas ainda persegue título

Técnico que estreou no ano passado, no dia 5 de abril, diante do Confiança, pela Copa do Nordeste, em um empate em 0 a 0, segue no clube em busca de uma taça pelo Belo.

Gerson Gusmão tem variado o Botafogo-PB taticamente. Foto: Guilherme Drovas / Botafogo-PB

O Botafogo-PB voltou a valorizar a longevidade de um técnico de futebol dentro do clube. E a cara conhecida há um ano na área técnica é a do gaúcho Gerson Gusmão, que estreou pelo clube no dia 5 de abril de 2021, num empate contra o Confiança, pela Copa do Nordeste. De lá para cá foram 53 partidas no comando técnico do Alvinegro. 

O aproveitamento é razoável. Se por um lado Gerson perdeu pouco com  a camisa botafoguense, o fato é que o treinador também empatou muito. Nesse primeiro ano à frente do Botafogo-PB, o técnico conseguiu 56,6% dos pontos que disputou. Perdeu apenas sete jogos, mas empatou mais do que venceu. Foram 24 empates e 22 vitórias. 

Gusmão conseguiu fazer duas boas campanhas no Botafogo-PB. Levou um time limitado e bem problemático no ponto de vista ofensivo até o quadrangular do acesso na Série C. Foi competitivo no quadrangular e até chegou vivo na última rodada, com chances de subir para a Série B. Perdeu apaticamente para o Ituano no que poderia ser o jogo do acesso e fracassou. 

Na atual temporada, o primeiro semestre do Belo é bom. O clube tem um aproveitamento 62,5% até aqui, conseguiu uma campanha interessante na Copa do Nordeste e só caiu no torneio nas quartas de finais, nos pênaltis, para o Náutico, em um jogo que foi melhor do que o Timbu. 

Apesar disso, Gusmão fracassou no seu primeiro desafio no comando do Belo. Acabou não chegando na final do Campeonato Paraibano do ano passado, mesmo sendo o maior favorito ao título, caindo na semifinal para o Campinense, em um jogo em que as duas equipes não jogaram bem com a bola. Nos pênaltis, a Raposa levou a melhor. 

O desafio de Gusmão mais urgente é levar novamente a taça de campeão paraibano para Maravilha do Contorno, que não desembarca em João Pessoa desde 2019. O primeiro passo desse objetivo é tentar levar o Belo à liderança do Grupo A. 

Empatado com o Sousa em pontos, mas com um saldo menor por um gol, o Botafogo-PB encara o Atlético de Cajazeiras nesta quarta-feira, no Estádio Almeidão, na última rodada da fase de grupos, e vai em busca de fazer uma vitória maior do que a eventual vitória do Sousa sobre o Auto Esporte no outro jogo do grupo no Marizão para terminar a primeira fase do Paraibano como líder da chave. 

Se o Belo ganhar e o Dinossauro tropeçar, o Alvinegro se garante como líder do grupo e vai direto para as semifinais do estadual sem passar pela repescagem.