Paulista que torcia para o São Paulo vira torcedor do Botafogo-PB e faz tatuagem em homenagem ao clube e à filha

Ícaro Belmiro, de 24 anos, nasceu em Santa Isabel, no Estado de São Paulo, era são-paulino quando era criança, mas virou botafoguense da Paraíba aos 12 anos.

Foto: Arquivo pessoal

Devido a questões econômicas e midiáticas, ainda é muito comum torcedores do Nordeste se apaixonarem primeiro para um clube do eixo Rio-São Paulo para só depois terem acesso ao futebol local. Em alguns casos, o torcedor passa a ter dois clubes: o da cidade e o de fora. Ou mesmo segue torcendo apenas para o time do Sudeste, que briga mais por grandes títulos, devido ao poder financeiro. Tem também os que preferem largar o clube da outra cidade para se dedicar apenas ao da terra, muitas vezes como ato político de resistência. Mas raro mesmo é um paulistano virar fanático por um clube da Paraíba. É o caso de Ícaro Belmiro, que tem até o escudo do Belo tatuado em sua pele. 

Ícaro subverte a lógica mais comum do país. Atualmente, muitos clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo têm uma grande parcela de torcedores na região Nordeste. Essa parte, por sinal, ajuda a perpetuar a disparidade econômica entre os clubes desses estados em relação a clubes de massa do Nordeste, que têm grandes torcidas localizadas em centros urbanos nordestinos. 

Como o cálculo para a definição de várias receitas, uma delas a de televisão, que é crucial no planejamento financeiros dos clubes do país, tem a ver com número de torcedores no país, vários times cariocas e paulistas seguem com maior poder econômico no futebol brasileiro, se comparados a outros clubes de outras regiões. Isso acaba por dar condições a esses clubes de serem mais competitivos, formarem times melhores, ganharem mais títulos e, assim, gerarem mais torcedores. Um ciclo complexo.

Mas para não dizer que existe o fenômeno inverso, mesmo que raro, Ícaro está aí para ser prova viva do caminho inverso. O jovem de 24 anos nasceu em Santa Isabel, na Região Metropolitana de São Paulo, que fica a apenas 57 km da Capital. Ícaro “nasceu” torcedor do São Paulo. Gostava de ir ao Morumbi e ver o Tricolor jogar.

Paulista que torcia para o São Paulo vira torcedor do Botafogo-PB e faz tatuagem em homenagem ao clube e à filha
Foto: Arquivo pessoal

Mas os caminhos da vida lhe levaram para a Paraíba. Um divórcio dos seus pais fizeram o garoto, com 12 anos, em 2010, ir morar em João Pessoa. Começou a frequentar o Estádio Almeidão com um tio, e não largou mais aquela atmosfera. 

“Tive muita influência para torcer por clubes do “eixo”. Em 2010, com o divórcio dos meus pais, me mudei para João Pessoa, onde mora a maior parte da família da minha mãe, que é de Araruna. Logo assim que cheguei fui apresentado ao Alvinegro da Estrela Vermelha por meu tio, que é fanático pelo clube. A gente não escolhe. O Botafogo-PB que escolhe a gente. Para mim foi amor à primeira vista. Logo comecei a acompanhá-lo, ir para os jogos e até para treinamentos”, disse Ícaro. 

A ideia de tatuar esse sentimento na pele, no entanto, veio para reunir no corpo dois amores que já estão juntinhos no coração. Quando tinha 19 anos, em 2017, nasceu Alice Louise. O menino virou um homem pai de uma garota, que também já adora o Belo. 

“Em 2017, aos meus 19 anos, nasceu meu bem mais precioso, minha filha. E, obviamente, uma das primeiras palavras que a ensinei a falar foi: Botafogo. No ano de 2019 senti o desejo de juntar esses dois amores e eternizar em minha pele, fazendo assim a minha primeira tatuagem”, disse Ícaro.

O torcedor também garante que atualmente não torce mais para o São Paulo. Agora, é apenas botafoguense da Paraíba e espera ver o time chegar na Série A para, quem sabe, tirar pontos do seu ex-time na elite do futebol brasileiro. 

“Quando vim morar aqui, eu senti uma identificação muito grande pelo local. A torcida é diferente. Eu torcia para o São Paulo, zoava com meus amigos, era zoado, mas era tudo na esportiva. Quando o Botafogo-PB perde, eu sinto que toda a nossa região perde. Eu me sinto realmente daqui. Quando ganha, eu sinto que o nome de João Pessoa está sendo levantado. Espero ver o Botafogo-PB ver na Série A. Está difícil ir para a Série B. Mas queria ver o Belo tirando pontos dos clubes do eixo”, comentou.

O Botafogo-PB volta a lutar pelo acesso para a Série B no mês que vem. A Série C deve começar no dia 8 de abril. Em nível estadual, o Belo busca retomar a hegemonia e erguer o troféu de campeão paraibano, que não ganha desde 2019. O time está bem colocado no Grupo A do Campeonato Paraibano e é um dos favoritos ao título. Perdendo ou ganhando, Ícaro estará lá no Almeidão, sendo o paulista mais paraibano da arquibancada alvinegra.