Unifacisa avança para as quartas de final do NBB pela primeira vez, enfrentando um indigesto Minas

Jacaré também garantiu vaga inédita no Sulamericano de Basquete 2023.

Unifacisa enfrentará o Caxias do Sul nas oitavas de final do NBB. Foto: Orlando Bento / MTC

O Basquete Unifacisa chegou pela primeira vez nas quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB), garantindo também uma vaga inédita no Sulamericano de Basquete de 2023, fazendo história na atual temporada. Pela frente o Jacaré tem uma pedreira, o Minas, adversário bastante indigesto ao longo da curta história da equipe de Campina Grande na elite do basquete brasileiro. A série melhor de três começa nesta quarta-feira, com o jogo em Belo Horizonte, às19h, na Arena UniBH.

Essa é apenas a terceira temporada da Unifacisa no NBB e, mesmo com tão pouco tempo na elite do basquete nacional, o clube não para de superar marcas. Este ano o Jacaré fez sua melhor campanha na primeira fase, terminando na 6ª colocação, disputou a Copa Super 8 pela primeira vez, chegou também pela primeira vez às quartas de final do NBB e, de quebra, garantiu vaga no Sulamericano de Basquete de 2023.

A trajetória vitoriosa começou ainda na Liga Ouro, em 2018, quando o Jacaré sagrou-se campeão da divisão de acesso e garantiu o direito de jogar entre os maiores clubes do país. Em seu primeiro ano no NBB fez uma bela campanha, garantindo vaga nos playoff’s, mas por conta da pandemia a competição acabou sendo interrompida. Na temporada 2020/2021 o clube avançou aos playoff’s, disputando, de fato, pela primeira vez, mas foi eliminado pelo Mogi. Este ano vem figurando entre os clubes mais fortes da competição, estando sempre na parte superior da tabela de classificação.

Unifacisa, Minas, NBB
Foto: Divulgação / LNB

Pela frente, pelas quartas de final, enfrenta o Minas, adversário bastante indigesto. Em seis confrontos entre as duas equipes, são cinco vitórias dos mineiros e apenas uma dos paraibanos. Na primeira fase do NBB deste ano, uma vitória para cada — 71 a 68 para o Minas em Belo Horizonte, e 70 a 59 para a Unifacisa em Campina Grande —. As equipes se enfrentaram também na Copa Super 8 e o Minas acabou vencendo por 88 a 84, em uma partida acirrada, e que o Jacaré teve desfalques no time, por conta da Covid.

Agora, para seguir fazendo história e garantir vaga na semifinal da competição, a Unifacisa precisa despachar o difícil adversário histórico, e o duelo se inicia nesta quarta-feira, em Belo Horizonte, às 19h. A segunda partida será no próximo sábado, às 18h30, na Arena Unifacisa, e caso seja necessário um terceiro jogo, o confronto acontece também em Campina Grande, no dia 2 de Maio.