Orgulho LGBTQIA+: Dandara FC segue sendo sinal de resistência, mesmo com menos adeptos no time

Pandemia do novo coronavírus foi divisor de águas na sequência das atividades do time, que segue firme, mesmo com a presença ativa de poucos atletas.

Primeiro time LGBTQIA+ da Paraíba, o Dandara FC tem resistido à luta da afirmação no esporte travando embates inesperados. É que, após a pandemia do novo coronavírus, a equipe perdeu adeptos, viu a configuração administrativa se desfazer quase por inteira e, hoje em dia, segue seu destino com a presença de poucos e aguerridos atletas.

Mas, nessas horas, o que importa mesmo é prosseguir. Ainda mais quando o verdadeiro propósito do time, fundado em 2018, é trazido à memória e posto em prática: oferecer voz, espaço, abraços e alegria. Jogar futebol, além da qualidade de vida, saúde e bem-estar, é, na verdade, o principal pretexto para que pessoas se reúnam e se reconheçam. O verdadeiro sentido do esporte, que muitas pessoas, clubes e grandes entidades fazem questão de, muitas vezes, delimitar, regidos por uma intolerância muito bem disfarçada em discursos prontos e ultrapassados.

De acordo com Gabriella Araújo, que hoje está na direção da equipe, um dos grandes motivos para que as pessoas fossem deixando os encontros semanais de lado foi os impactos da pandemia. E, mesmo com o retorno gradativo das atividades, a ideia de que tudo poderia ser como antes perdeu força. As dificuldades seguem sendo muitas.

— Todo mundo foi abandonando o barco. Foi pesando muito (a pandemia). A baixa tem sido grande. Hoje, quem está comparecendo, são pessoas novatas, que vieram pós-pandemia. As de antes, nenhuma delas comparecem. Está bem difícil de angariar fundos, de buscar patrocínios e, até mesmo, de buscar atletas. O que a gente não deixa é morrer. Mas, a força que tinha antes, não tem mais — explicou.

Gabriella contou que toda estrutura técnica e administrativa, de antes, foi desfeita. O time, por exemplo, não tem mais treinadora. Com isso, o cunho tão somente de integração voltou, com apenas um encontro semanal — que já foram dois. Antes, também, eles jogavam torneios. Em 2019, inclusive, o Dandara FC conquistou o título amador da Copa Ursal, em um dia muito festejado e bem guardado na memória de cada um dos integrantes.

Importância do Dandara FC serve de inspiração

Apesar da turbulência vivida, a vontade de dar sequência à ideia que trouxe o Dandara FC até aqui segue imponente.

Na pandemia do novo coronavírus, a rede de apoio entre os atletas foi, muitas vezes, motivo para que eles encontrassem força uns nos outros e não se isolassem afetivamente. E se mantiveram de pé, firmes, diante do abalo de um vírus mutável e que já matou mais de 600 mil brasileiros.

Na pandemia do novo coronavírus, a rede de apoio entre os atletas foi, muitas vezes, motivo para que eles encontrassem força uns nos outros e não se isolassem afetivamente. E se mantiveram de pé, firmes, diante do abalo de um vírus mutável e que já matou mais de 600 mil brasileiros desde 2020.

O acolhimento foi o mesmo de sempre, atraiu novos componentes, e o time segue de pé, mesmo que longe das competições e de toda estrutura que um dia teve à sua disposição. Seguem pelo propósito e pela representatividade que a equipe alcançou desde que surgiu.

— O Dandara FC está passando por certas dificuldades, mas quando pensam em um time (LGBTQIA+), nós temos esse grau de importância no estado. Nós temos pessoas não-binárias que tinham dificuldades de participar de times. E elas não se identificam com nenhum dos gêneros. O Dandara FC não faz distinção. É um espaço de inclusão e de acolhimento. O Dandara FC surgiu por conta disso, porque não tínhamos espaço pra gente, como atletas. A influência é se fortalecer e abrir espaço para as narrativas dessas pessoas, para que elas falem sobre suas dificuldades. No final, nós somos mesmo uma grande família — disse Gabriella.

Dandara FC

Outro detalhe que traz esperança para que a equipe siga ativa passa pelo engajamento de alguns clubes na luta contra o preconceito. O Vasco é uma das grandes instituições do país, com grande torcida, que tem feito um trabalho que visa conscientizar a sociedade da importância de combater a intolerância de gênero, especificamente. E isso é um motivo e tanto para fortalecer o trabalho feito no Dandara FC.

Diante de uma realidade em que a existência dessas pessoas são provadas a cada simples ato, o esporte pode ser sempre um motivo para aliviar os fardos que pesam além da conta, no dia a dia.

— É um alento e um impulso para continuar resistindo. Esses grandes times, com a sua visibilidade, compostos, em sua grande maioria, por homens héteros, levam essa mensagem para quem ainda tem preconceito e compactua com violência, para quem ainda usa de xingamentos homofóbicos dentro e fora de campo para atingir seus adversários. São aliados importantes nessa luta. Gosto de ver essa participação ativa da comunidade do esporte, como um todo, se movimentar para essa temática — finalizou Gabriella.

No mês do orgulho LGBQTIA+, comemorado nessa terça-feira, saber que o Dandara FC permanece sendo espaço de liberdade, de autenticidade, de sorrisos e, sobretudo, do esporte em sua mais verdadeira intenção, é também motivo para também seguir lutando em prol de sua existência.