João Pessoa sedia Campeonato Brasileiro Sênior de Xadrez, que dá vaga para o Mundial, na Itália

Competição nacional começa nesta quinta-feira, às 14h, e segue até o próximo domingo.

Foto: Divulgação

A partir desta quinta-feira (18) até o próximo domingo (21), João Pessoa vai ser palco do Festival Nacional Sênior de Xadrez (Fenasen), evento que vai reunir os melhores enxadristas do Brasil e definir os campeões e os representantes brasileiros para o Campeonato Mundial na Itália. Promovido pela Federação da Paraíba de Xadrez (FPBX) em parceria com a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), os jogos serão realizados no Litoral Hotel Cabo Branco.

A competição nacional será realizada nas categorias Absoluto e Feminino com mais de 50 anos e mais de 65 anos, nos estilos Blitz, Rápido e Clássico. Além das vagas para o Campeonato Mundial na Itália, de 14 a 27 de novembro, na cidade de Assisi, os vencedores receberão premiação no valor de R$ 4.800. A expectativa é de um número recorde de participantes.

Vários enxadristas de destaque nacional já confirmaram presença. Dentre eles, está Marcelo Urquiza, Mestre Nacional (MN) e presidente da Federação da Paraíba de Xadrez (FPBX).

O Brasileiro Sênior tem participantes de todas as regiões do Brasil, e isso dá uma importante representatividade para o evento. Acredito que as próximas edições tendem a crescer em quantidade de jogadores na medida em que se realce a relevância da competição. Quanto a minha expectativa como jogador, é fazer um bom torneio e, quem sabe, conquistar o título”, disse Marcelo.

Também estarão presentes o campeão brasileiro das Polícias Federais, José Arruda Câmara, o vice-campeão brasileiro Máximo Macedo e o campeão estadual Alexandre Macedo, todos do Rio Grande do Norte, além do presidente da CBX, Máximo Igor Macedo.

Trata-se de uma competição muito importante a nível nacional, pois serão conhecidos os campeões brasileiros e os representantes para o Mundial, e João Pessoa, por ter uma tradição muito grande nos eventos desta categoria, já é a garantia de sucesso em número de participantes, organização e nível técnico”, comentou o dirigente.

Paralelo ao Campeonato Brasileiro Sênior, será realizado o Festival Paraibano Aberto, que distribuirá premiação de R$ 3.900 aos vencedores. As disputas das duas competições começam a partir das 14h, desta quinta-feira (18), no Litoral Hotel Cabo Branco.