icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Botafogo-PB e Sousa podem ser a primeira dupla da Paraíba a passar de fase na Copa do Nordeste em uma única edição

Belo e Dinossauro chegam vivos na última rodada do torneio regional e podem avançar de fase juntos rumo às quartas de final da competição.

Publicado em 19/03/2022 às 11:16


                                        
                                            Botafogo-PB e Sousa podem ser a primeira dupla da Paraíba a passar de fase na Copa do Nordeste em uma única edição
Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press

A última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste, marcada para este sábado às 17h45, coloca em jogo uma possibilidade histórica. Nunca dois times paraibanos avançaram para a segunda fase do torneio juntos. Botafogo-PB e Sousa seguem vivos no torneio e podem passar de fase abraçados.

A edição deste ano já foi histórica para a Paraíba. Pela primeira vez na competição, três clubes disputaram o torneio na mesma edição. O Campinense, no entanto, acabou eliminado antecipadamente, e não consegue mais lutar pela classificação na última rodada, em compromisso contra o Ceará, em que vai apenas cumprir tabela. 

Apesar da baixa, Sousa e Botafogo-PB seguem firmes e fortes. Mas o cenário não é dos mais simples. O ge analisou a pontuação do Grupo B, onde Belo e Dinossauro se encontram, os confrontos da rodada, e traz abaixo todas as possibilidades de Botafogo-PB e Sousa na última rodada da primeira fase do Nordestão. 

Paraíba em dobro

O Botafogo-PB está em terceiro no Grupo B com 12 pontos, enquanto que o Sousa é o sexto com 10, na mesma chave. Para os paraibanos se classificarem juntos, vão depender de alguns resultados. O Belo avança se vencer o Sampaio Corrêa no Maranhão. Nesse cenário, para os dois paraibanos passarem, o Sousa também teria que vencer o seu jogo, diante do Atlético-BA, na Bahia. 

Além disso, o Sousa teria que contar com tropeços do Náutico e do Bahia. O Timbu encara o Globo FC, que não tem mais chances de classificação. Mesmo caso do Tricolor de Aço, que encara o Sergipe, lanterna do Grupo A e já eliminado. Bahia, Náutico, Sousa e Botafogo-PB atuam fora de casa na rodada.

Caso o Botafogo-PB empate no Maranhão, para os dois clubes da Paraíba avançarem, o Sousa vai ter que seguir vencendo seu jogo. A torcida nos outros jogos segue a do exemplo anterior. Náutico e Bahia não podem vencer seus jogos. Se tudo isso acontecer, Belo e Dinossauro passam de fase juntos.


				
					Botafogo-PB e Sousa podem ser a primeira dupla da Paraíba a passar de fase na Copa do Nordeste em uma única edição
(Foto: Jefferson Emmanuel / Sousa). (Foto: Jefferson Emmanuel / Sousa)

Já se o Botafogo-PB perder a partida, ainda é possível que Belo e Sousa avancem para o mata-mata reunidos. O Sousa vai ter que bater o Atlético-BA, e ambos precisam torcer para o Náutico perder do Globo FC e para que o Bahia não vença o Sergipe. Nessa combinação, os dois times paraibanos também passam para as quartas de final.

Nos três cenários acima, ainda é possível que o Sousa avance empatando seu jogo contra o Atlético-BA. Mas aí o Náutico teria que perder por seis gols de diferença do Globo FC, além do Bahia ter que perder seu confronto. Possibilidade bem pouco factível. 

Cada um por si

O melhor cenário para o futebol paraibano, claro, seria com os dois passando de fase. Mas ambos também têm suas pretensões individuais e podem avançar para o mata-mata de maneira isolada. 

Quem está melhor na tabela é o Botafogo-PB, que está em terceiro. O time só depende de si para avançar. Caso vença fora de casa, o Belo está no mata-mata da Copa do Nordeste. 

Já em caso de empate diante do Sampaio Corrêa, o Alvinegro vai ter que torcer para que dois dos três clubes abaixo dele que têm chances de passar de fase ainda — Náutico, Bahia e Sousa — não vençam seu jogo.

Se perder no Maranhão, aí o Botafogo-PB passa a torcer para que Bahia, Sousa e Altos não vençam seus jogos. Ou para que o Náutico perca sua partida, e mais dois times, dentre Altos, Sousa e Bahia, não ganhem seus compromissos. 

A situação do Sousa é mais complicada. Em sexto com 10 pontos, o Sousa tem quase que obrigatoriamente vencer para avançar. Se empatar, as chances são remotas de classificação. O Dinossauro teria que torcer para uma derrota do Bahia e para que o Náutico perdesse por seis gols de diferença para o Globo FC, que já está eliminado do torneio, em caso de empate contra o Atlético-BA. 

Portanto, a matemática mais factível passa por uma vitória do Sousa sobre seu adversário baiano. Se isso acontecer, o Dinossauro passa se dois clubes, dentre Botafogo-PB, Bahia e Náutico, não vencerem seus jogos. Nesse cenário, o Sousa passaria de fase pela primeira vez na história da Copa do Nordeste. Caso o Sousa perca do Atlético-BA, se despede do campeonato.

Todas as partidas da última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste acontecem neste sábado às 17h45. O Botafogo-PB encara o Sampaio Corrêa, no Estádio Castelão, no Maranhão, enquanto o Sousa pega o Atlético-BA, no Estádio Carneirão, em Alagoinhas, no interior da Bahia. 

Imagem

Pedro Alves

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp