Gerson projeta Botafogo-PB no 4-3-3, com Bruno Ré de volta ao time, na final contra o Campinense

Técnico do Belo foi convicto em dizer que não repetirá o esquema com três zagueiros que iniciou a partida do meio de semana, contra o Vitória, pela Série C do Brasileiro.

(Foto: Guilherme Drovas / Botafogo-PB)

Na manhã desta sexta-feira o Botafogo-PB encerrou a preparação para a partida da grande final do Campeonato Paraibano Pixbet 2022, que acontece neste sábado, no Estádio Amigão. Após o último treino, o técnico Gerson Gusmão concedeu entrevista coletiva, onde revelou que deve voltar com o esquema 4-3-3 e deu a entender que o lateral-esquerdo Bruno Ré está de volta ao time, depois de tratar de uma lesão e desfalcar o grupo nos últimos jogos.

Gerson Gusmão explicou as escolhas táticas da partida de ida, quando iniciou no tradicional esquema que já vinha jogando, o 4-3-3, e ainda na metade da primeira etapa precisou modificar, indo para uma formação com três zagueiros. No jogo do meio de semana, onde o Belo venceu o Vitória por 1 a 0, em pleno Barradão, pela Série C do Brasileiro, o comandante entrou de cara com três zagueiros, mas, para a grande final, ele foi firme em dizer que deve retornar ao 4-3-3. O técnico também deu pistas sobra possível volta do lateral-esquerdo Bruno Ré, que estava no departamento médico se recuperando uma lesão muscular na coxa, e acabou desfalcando o time nos últimos jogos.

“A substituição do Leilson foi uma opção tática, nós estávamos com uns problemas defensivos, estávamos com um lateral que estava há mais um ano sem jogar, precisávamos de um pouquinho mais de proteção, no nosso entendimento um terceiro zagueiro era necessário, havíamos treinado isso. Agora para a final, não. Vamos manter aquele modelo de jogo que estamos utilizando em grande maioria dos jogos, pelo menos para início, é uma possibilidade. Tudo que se treina a gente quer colocar em prática nos jogos, havíamos treinado aquela situação de três zagueiros, no jogo contra o Vitória a gente utilizou, havíamos utilizado contra o Confiança também, mas para esse jogo da final a gente não vai iniciar com três zagueiros. O Bahia sim é uma opção, ou de início ou de decorrer do jogo, junto com o Gustavo Coutinho, um jogador que finaliza bem, essa é sim uma possibilidade que nós temos. Estamos analisando bem dentro daquelas opções que vamos ter de outros atletas que estavam no DM, para ver e poder montar o melhor Botafogo-PB para essa decisão”, afirmou o técnico.

Botafogo-PB x Campinense
Foto: Samy Oliveira / Campinense

Na partida de ida, o Botafogo-PB acabou sendo surpreendido pelo Campinense dentro de seus domínios. As substituições do técnico do Campinense, Ranielle Ribeiro, acabaram travando as escolhas de Gerson Gusmão, que não conseguiu reverter as ações em campo. Gerson disse que entende que o Campinense já aprendeu a enfrentar o Belo, mas afirmou que sua única preocupação é em fazer um jogo melhor, e não em como o adversário entrará em campo.

“Em decisões, jogos são definidos em detalhes, nosso jogo passado foi decidido nisso, todos acompanharam e perceberam o que aconteceu, como foi definido o jogo, não cabe a mim ficar aqui relembrando. O Campinense já encontrou uma maneira de jogar contra o Botafogo-PB, deve permanecer com a mesma maneira, cabe a nós, não encontrar outra maneira de jogar, cabe a nós reverter o placar adverso que está. Essa é a nossa preocupação, não nos preocupamos com a forma do Campinense jogar. Para nós o que importa é fazer um jogo melhor, vamos fazer um jogo melhor do que o que fizemos sábado passado para reverter o placar “, finalizou o técnico.

No início da tarde desta sexta-feira a delegação do Botafogo-PB partiu para Campina Grande, onde fica concentrada até horas antes do jogo. O duelo da grande final, entre Raposa e Belo, acontece neste sábado, no Estádio Amigão, às 16h. Para levantar a taça do Campeonato Paraibano a equipe da capital precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis, ou vencer por dois ou mais gols para ser campeão direto.