Itamar Schulle lamenta gol sofrido no início e queda do Botafogo-PB na Série C: “Difícil de responder”

Time cai de rendimento sob o comando do treinador no momento mais crucial da Série C do Brasileiro e vai jogar a Terceirona pela 10ª vez consecutiva, na temporada 2023.

Foto: Reprodução / TV Belo

O Botafogo-PB perdeu para Aparecidense e caiu ainda na primeira fase na Série C do Brasileiro. Após a derrota para o Camaleão, o treinador até tentou explicar a eliminação da equipe, mas o que ficou nítido mesmo foi o seu abatimento com o trabalho que ficou devendo demais dentro das quatro linhas.

A dificuldade do comandante alvinegro para explicar o resultado do trabalho feito desde que assumiu o time, no dia de 23 de junho, é justificada com o cenário reverso que o clube se dispôs rodada a rodada, desde então.

Os números e a tabela de classificação não mentem. Itamar deu sequência ao trabalho de Gerson Gusmão, que deixou o clube para comandar o Remo, da rodada #12 em diante, com o Belo na quarta colocação e uma classificação muito bem encaminhada. Foram oito partidas disputadas, com apenas uma vitória, seis empates e uma única derrotada, que foi suficiente para eliminar o Belo na rodada final da primeira fase.

— É difícil de responder. Mantivemos a mesma equipe, com a entrada de apenas mais um volante. Estamos tristes pela classificação que não veio. Acabamos tomando um gol muito cedo. Falamos sobre isso, estudamos o adversário, mas eles tiveram a oportunidade e fizeram o gol. Todas as alegrias da nossa vidam passam. Momentos tristes e doloridos como esses também vão passar. Só tenho que lamentar. Espero que o Botafogo-PB chegue na Série B e volte ao caminho de vitórias. É um momento para ter sabedoria também — disse.

Itamar Schulle lamenta gol sofrido no início e queda do Botafogo-PB na Série C: "Difícil de responder"
Foto: Max Oliveira / CBN João Pessoa

Diferente das outras duas passagens pelo Botafogo-PB, o efeito Itamar Schulle não surtiu na temporada 2022. Em 2010, quando assumiu a equipe no início do segundo turno do Campeonato Paraibano, o técnico comandou uma reação significativa do clube no torneio e conseguiu a segunda colocação na disputa.

Já em 2016, quando esteve à frente do time desde a pré-temporada, Itamar conseguiu o vice-campeonato estadual, levou o Belo às oitavas de final da Copa do Brasil e, por dois minutos, esteve perto de levar o Alvinegro para os pênaltis, contra o Boa Esporte, no mata-mata em busca da Série B.

No ano de 2017, enfim, veio o título paraibano, conquistada de forma inconstestável, apesar das nítidas limitações daquele elenco que, posteriormente, brigou para não cair na Série C daquele ano. O clube conseguiu escapar de uma queda na rodada final, contra o Sampaio Corrêa, mas já sem Itamar, que enfileirou uma sequência de seis jogos sem vitória e, consequentemente, foi demitido àquela época.

Com a desclassificação confirmada, o Botafogo-PB vai disputar a 10ª Série C do Brasileiro consecutiva na temporada 2023.