Campinense se prepara para anunciar projeto Raposa Olímpica, com várias modalidades para a população

Programa foi idealizado pelo atleta de taekwondo Ricardo Henrick, que buscou inspiração no Sport-PE, e quis trazer algo similar para um clube de Campina Grande.

Divulgação / Campinense

O Campinense vem de uma temporada vitoriosa em 2021, mas agora quer furar a bolha do futebol, e abraçar outras modalidades. O projeto Raposa Olímpica será anunciado nos próximos dias, com intuito de difundir o esporte olímpico e paralímpico para crianças e adolescentes, além de divulgar a marca do Rubro-Negro.

O idealizador do Raposa Olímpica é Ricardo Henrick. Ele é pernambucano e mora em Campina Grande há 14 anos. A inspiração para o projeto surgiu após ver o sucesso que aconteceu no Sport-PE, que abraçou várias modalidades para representar o clube e, por ser atleta do taekwondo, Ricardo tinha a vontade de trazer algo semelhante para um clube de futebol da Rainha da Borborema.

Campinense se prepara para anunciar projeto Raposa Olímpica, com várias modalidades para a população
Ricardo (terceiro da esquerda para a direita) co, os atletas do taekwondo, representando o Campinense | Foto: Divulgação / Campinense

Ainda em 2019 se iniciou o contato com o Campinense, mas só em 2021 o laço se estreitou mais. Ricardo e seus atletas trabalharam o ano todo buscando apresentar o projeto ao clube, e agora em 2022 será lançado o Raposa Olímpica, de forma oficial. Uma pasta está sendo aberta no esporte amador do Rubro-Negro, contando inicialmente com as modalidades taekwondo, parataekwondo, taekwondo para surdos, tênis de mesa paralímpico e bocha paralímpica, sendo que nessa última modalidade o clube já conta com uma atleta que é referência a nível nacional, a Laissa Guerreira.

“É um projeto que a gente vem lutando desde o ano passado, feito com muito carinho e muito planejamento. Colhemos frutos importantes em 2021, e em 2022 a gente lança de forma oficial, com o clube, com apoio da torcida, de parceiros. Começamos com o pé direito este ano”, disse Ricardo.

Ricardo é atleta de taekwondo com destaque a nível nacional, tendo em seu currículo várias conquistas como título do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, em 2018, além de conquistar o Open Nordeste em 2017, 2018 e 2021, na categoria Master 1, até 68kg. Como treinador, Ricardo também acumula várias conquistas, sendo quatro medalhas em brasileiros, 17 no regional Nordeste, 11 na Copa do Brasil, 32 em Campeonatos Paraibanos e uma na surdolimpíada nacional.

Campinense se prepara para anunciar projeto Raposa Olímpica, com várias modalidades para a população
Atletas do taekwondo e da bocha | Foto: Divulgação / Campinense

A organização do Raposa Olímpica está nos últimos ajustes para que o projeto seja lançado de vez e aberto ao público geral. Após a divulgação, que deve acontecer nas próximas semanas, serão abertas inscrições para crianças a partir de seis anos e adolescentes, que são o público-alvo, porém algumas vagas também serão destinadas a adultos.

Mesmo sem ter sido feita a divulgação oficial e aberta as inscrições, alguns atletas e paraatletas já estão na ativa, com os treinos a todo vapor, no CT Team Ricardo Taekwondo, que fica no bairro da liberdade.

O presidente do Campinense, Danylo Maia, vê no Raposa Olímpica uma grande chance do clube se projetar nacionalmente, além de dar oportunidade a jovens promessas do esporte local.

“Nós vimos uma grande oportunidade de ampliar a perspectiva do clube de engajar no social, acima de tudo, de se engajar no esporte amador. O trabalho do professor Ricardo é de longa data, ele faz com muita responsabilidade, projetando atletas para uma prateleira olímpica e paraolímpica. É um projeto que nos encheu os olhos, e que nos faz entender que o Campinense conseguirá não só se projetar no cenário brasileiro do esporte amador, como também fazer que essas jovens promessas, esses talentos, consigam atingir seus objetivos pessoais e profissionais”, disse Danylo.