Ranielle Ribeiro lamenta Campinense ter utilizado Nordestão como “laboratório” e vê equipe em processo de evolução

Nos últimos dias foram cinco dispensas e seis contratações para a equipe que terminou a primeira fase do estadual com um aproveitamento superior a 91%. Foco agora passa a ser a Série C do Campeonato Brasileiro.

Samy Oliveira / Campinense

O Campinense já entrou em campo no sábado com a primeira colocação do Grupo B do Campeonato Paraibano Pixbet 2022 garantida. No entanto, após a vitória por 3 a 0 diante do Nacional de Patos, fora de casa, a equipe garantiu a liderança isolada da classificação geral, e, de quebra, avança como o melhor ataque da competição. A evolução do time, de acordo com Ranielle Ribeiro, se dá após uma péssima aparição na Copa do Nordeste, onde, de acordo com ele, a competição foi utilizada como um “laboratório” que ressaltou as deficiências no elenco e, consequentemente, deu início a um processo de reformulação no grupo.

Em relação à equipe que iniciou a temporada vestindo a camisa raposeira, Matheus RégisJuninho PotiguarMoisésRafinhaGabriel Paulista e Gabriel Goiano deixaram o clube. Por outro lado, atendendo a um pleito da torcida e da comissão técnica chefiada por Ranielle Ribeiro, o Campinense anunciou a contratação de Hugo FreitasErick PulgaDouglas LimaLuiz FernandoJeferson Lima e Pedro Vitor, o que representa uma mudança 16,6% do elenco do clube, que hoje conta com 36 atletas.

Nacional de Patos x Campinense
Campinense avançou às semifinais com um aproveitamento de 91% na fase de grupos do estadual (Samy Oliveira / Campinense)

“A Copa do Nordeste serviu para nós como um laboratório. Não queríamos isso. Os resultados no Nordestão infelizmente não vieram e isso mostrou a fragilidade em alguns setores. Com isso se deu a necessidade de reformulação, contratamos peças pontuais, e esses atletas aumentaram o nível de competitividade de nosso grupo. Junto a isso, claro, tem o amadurecimento, o reconhecimento, a adaptação ao trabalho. Todo início de temporada demanda um tempo. Mantivemos uma base, mas vimos que alguns atletas dessa base não renderam, outros foram contratados e não encaixaram, então a junção de todas essas situações fizeram com que nós evoluíssemos até chegarmos a esse ponto”, avaliou.

Após a ótima fase classificatória do Campinense no Paraibano, a equipe agora muda a chave e já foca na estreia do time na Série C do Brasileirão, principal competição da Raposa na temporada. Com a partida contra o Atlético-CE acontecendo já no próximo sábado, a torcida fica na expectativa de como todos os reforços que desembarcaram no Renatão poderão ser utilizados por Ranielle. De acordo com o professor, o torcedor pode ficar tranquilo pois todos, sejam como titulares ou entrando no decorrer dos confrontos, serão utilizados no time, que retorna à Terceirona após 11 anos de ausência.

“Hoje temos à disposição atletas muito competitivos e, graças às cinco substituições que podemos fazer no decorrer do jogo, acredito que todos os que estão chegando vão poder participar. Claro que escolher quem começará as partidas vai ser um trabalho mais difícil, temos que ser pontuais, ir em cima da característica do adversário e da nossa característica para encontrar o melhor para nós. A parte boa de tudo isso é que o torcedor terá uma Raposa sempre forte, tanto a nível de início de jogo como também para a sequência das partidas”, finalizou.