Com um gol marcado contra o Botafogo-PB a cada 83 minutos, Olávio se impõe como carrasco alvinegro

Ao todo foram 417 minutos em campo e cinco gols marcados contra o Alvinegro da Estrela Vermelha por três clubes diferentes: Ferroviário-CE, Volta Redonda e Campinense.

Olávio marcou o segundo gol do Campinense. Foto: Samy Oliveira / Campinense

Que o atacante Olávio é um dos principais nomes do Campinense na temporada 2022, isso é incontestável. Com seu apurado faro de gol, o camisa 9 tem feito muitas vítimas ao longo da atual temporada. Um dos times do qual o artilheiro rubro-negro tem sido o carrasco até o momento é um dos grandes rivais do time de Campina Grande, o Botafogo-PB. Para se ter ideia, com a camisa da Raposa, em quatro jogos em que esteve em campo contra o Belo neste ano, o centroavante marcou quatro gols. Mas a força de matador contra o time de João Pessoa teve início mesmo antes de seu desembarque no Estádio Renatão, no início de 2022.

O início de tudo

A primeira partida de Olávio contra o Botafogo-PB em toda a sua carreira aconteceu no dia 9 de agosto de 2020, quando ele ainda atuava como volante. Vestindo a camisa do Ferroviário-CE, o então camisa 5 do Tubarão entrou em campo aos 32 do segundo tempo e não balançou as redes na vitória do Tricolor por 2 a 0, no Castelão, pela Série C daquele sano. Pouco mais de um ano depois e já como um dos artilheiros do Brasil, na partida do Belo contra o Volta Redonda, no dia 14 de agosto de 2021, o goleador marcaria o seu primeiro gol contra o time de João Pessoa.

Na estreia pelo Volta Redonda, Olávio, de cabeça, marcou nos acréscimos contra o Botafogo-PB e decretou o empate por 1 a 1 — Foto: André Moreira/Volta Redonda F.C.
Na estreia pelo Volta Redonda, Olávio, de cabeça, marcou nos acréscimos contra o Botafogo-PB e decretou o empate por 1 a 1 — Foto: André Moreira/Volta Redonda F.C.

Naquela partida, Olávio viu do banco de reservas Sávio avançar pelo lado direito e cruzar na medida para Juba, livre de marcação, abrir o placar para o Botafogo-PB. Na volta do intervalo, o artilheiro entrou em campo e, aos 48 minutos da etapa final, após cruzamento na medida, subiu mais alto que todo mundo para estufar as redes botafoguenses e empatar o jogo no Raulino de Oliveira, para decretar o 1 a 1 no placar do jogo pela Série C de 2021.

O terror do Belo

Olávio foi anunciado pelo Campinense no dia 21 de novembro de 2021 após ser um dos artilheiros do Brasil na temporada. Entre gols e boas aparições, o primeiro Clássico Emoção com a camisa da Raposa foi fora de casa, no dia 6 de março, pela penúltima rodada da Copa do Nordeste. No Estádio Almeidão, em João Pessoa, o Botafogo-PB abriu o placar com gol do zagueiro Gabriel Yanno, no primeiro tempo. Mas na segunda etapa, após bola alçada na área por Dione, o camisa 9 estava lá para vencer Luís Carlos, igualar o placar e adiar, naquele momento, o sonho de classificação antecipada botafoguense, que só viria a se concretizar na última rodada do torneio.

Olávio é o artilheiro do Campinense na temporada, com 15 gols em 24 jogos — Foto: Samy Oliveira / Campinense
Olávio é o artilheiro do Campinense na temporada, com 15 gols em 24 jogos — Foto: Samy Oliveira / Campinense

O Campeonato Paraibano Pixbet 2022 colocou, nos dois jogos de sua grande final, Olávio e Botafogo-PB novamente frente a frente. No primeiro jogo da final, com gol do lateral-direito Alessandro, o Belo saiu à frente no marcador e levou a sua torcida, que lotava as arquibancadas do Almeidão, à loucura. No entanto, minutos mais tarde, Olávio aproveitou uma falha generalizada do sistema defensivo botafoguense e, mostrando ter faro de gol, tocou na saída de Luís Carlos e empatou o jogo. Minutos mais tarde em lance também com Olávio, Dione, com categoria, virou o placar e deixou a Raposa em vantagem para o segundo e decisivo jogo da final do estadual.