ESPORTES
Confira quais foram os campeões do futebol da Paraíba em 2021
Campinense conquistou a sua 21ª taça do estadual, enquanto que o VF4 conquistou o seu primeiro troféu no futebol feminino
Publicado em 19/12/2021 às 17:25 | Atualizado em 01/01/2022 às 16:30
O ano vai acabando, e futebol paraibano só em 2022. Mas 2021 foi bem movimentado com a bola no pé, no estado. Foi nesta temporada que a torcida pôde voltar aos estádios e ver seus times em campo, já na reta final do calendário futebolístico, após mais de um ano de portões fechados por conta da pandemia.
Teve clube tradicional erguendo a taça, como também teve campeão inédito na temporada de 2021. Tiveram partidas emocionantes no futebol profissional e também no amador. Confira abaixo todos os campeões deste ano no futebol paraibano.
Campeonato Paraibano - Campinense
A Raposa começou mal a temporada de 2021. Levou uma goleada de 7 a 1 no primeiro jogo do ano, contra o Bahia, pela Copa do Brasil. Tropeçou nos primeiros jogos do Paraibano. Mas deu a volta por cima e teve um ano mágico, que entrou para história do clube.
Tudo começou com o título estadual. A Raposa conseguiu avançar da primeira fase, e encontrou o Atlético de Cajazeiras no primeiro mata-mata, no Estádio Amigão. Levou a vaga nos pênaltis, após um 0 a 0 no tempo normal da repescagem que era em jogo único. O goleiro Mauro Iguatu brilhou nas penalidades e começou uma sequência de protagonismo na temporada que foi só parar com o acesso para a Série C.
Na semifinal, o jogo único era em João Pessoa, diante do Botafogo-PB. Novamente um empate sem gols, com a decisão da vaga para a final indo para os pênaltis. Mauro Iguatu brilhou de novo, pegou um pênalti e marcou o gol que decretou a vitória do Campinense.
A decisão foi contra o Sousa. A Raposa bateu o Dinossauro no jogo de ida da final, em Campina Grande, no Amigão, por 1 a 0, e segurou um empate sem gols no duelo de volta, em Sousa, conquistando o seu 21º título estadual.
Campeonato Paraibano Feminino - VF4
O primeiro título da história do jovem VF4, clube do lateral-direito paraibano ex-Grêmio e Santos, Victor Ferraz, foi com as mulheres. O clube bateu na final o Botafogo-PB nos pênaltis, na casa dos adversários, após um 1 a 1 no tempo normal.
A goleira Thayná, que começou a final como zagueira, assumiu a meta após lesão da goleira titular, pegou dois pênaltis e foi o grande nome da decisão. Antes da final, o VF4 tinha eliminado o Mixto-PB na semifinal, após vencer por 2 a 0.
Campeonato Paraibano (2ª divisão) - CSP
Os garotos do CSP foram responsáveis por conquistar a terceira taça da história do clube no futebol profissional. O time foi líder do seu grupo na primeira fase, com cinco vitórias em cinco jogos e também sobrou nos dois primeiros mata-matas.
Nas quartas de final venceu o Sabugy duas vezes, por 2 a 1 e 5 a 0, enquanto na semifinal goleou o Serrano-PB nos dois jogos, por 7 a 0 e 6 a 0.
A decisão já foi bem mais complicada. O Tigre enfrentou o Sport-PB em jogo único, no Almeidão, e o duelo terminou empatado por 2 a 2. Nos pênaltis, o CSP levou a melhor e ficou com a taça da 2ª divisão do Paraibano, competição que conquistou pela segunda vez.
Campeonato Paraibano (3ª divisão) - Spartax
Em 2021, pela primeira vez na história do futebol paraibano houve uma terceira divisão. Na estreia da competição no calendário do futebol da Paraíba, o Spartax, de João Pessoa, levou a taça e subiu de divisão. O outro clube que conseguiu o acesso foi o Paraíba de Itaporanga.
A competição foi em pontos corridos e contou ainda com o Santos-PB. Todos jogaram contra todos uma vez, e na última rodada o Spartax bateu o Paraíba de Itaporanga no Almeidão, conquistando o título.
Campeonato Paraibano (Sub-19) - Confiança de Sapé
O tradicional Confiança de Sapé tem investido bastante nas categorias de base. E foi o grande campeão do Campeonato Paraibano Sub-19, após bater a Perilima duas vezes por 1 a 0 na final. Os dois times, por sinal, vão representar a Paraíba na Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro do ano que vem.
O Confiança de Sapé fez uma boa primeira fase, sendo o líder do Grupo Brejo. Depois, passou pelo Miramar nas quartas de final por 2 a 1. Na semi, venceu o Treze por 2 a 0, antes de vencer a Perilima e conquistar a taça.
Copa João Pessoa de Futebol - Mangabeira IV e V
Com número recorde de participantes, a Copa João Pessoa de Futebol durou três meses. Com uma campanha de cinco vitórias e um empate, a seleção de Mangabeira IV e V levou a melhor na decisão, e bateu o Roger por 2 a 1, num jogo bem emocionante.
Antes da final, Mangabeira IV e V venceu o Grotão por 2 a 0 na primeira fase e bateu o Funcionário II por 7 a 1 na segunda fase. Nas oitavas, empatou com Cruz das Armas por 1 a 1, vencendo por 5 a 4 nos pênaltis.
Nas quartas de final, voltou a vencer, dessa vez o São José por 4 a 1. Na semifinal, a equipe ganhou de Mandacaru por 2 a 0, antes do jogo que valeu a taça.
Comentários